Bauernfest chega a sua 28ª edição em Petrópolis – RJ

Por Redação

Festa da cervejeira cidade de Petrópolis/RJ, a Bauernfest chega a sua 28ª edição e já tem data marcada. De 23 de junho a 2 de julho de 2017, a cidade da rota cervejeira da serra fluminense será tomada pela influência germânica com culinária típica, atividades culturais e dança folclórica na Festa do Colono Alemão. São 10 dias de festa em um dos principais atrativos da Cidade Imperial e palco principal do evento, o Palácio de Cristal. Em 2016, a Festa do Colono Alemão registrou público de 320 mil pessoas. (Para conferir mais opções de eventos, com agenda atualizada, consulte o roteiro da Beer Art)

 

A 28ª edição da Festa do Colono Alemão traz neste ano a novidade do Palco Biergarten, na Praça Visconde de Mauá, com edição especial da Deguste. A festa terá três palcos, trazendo mais uma novidade com um terceiro espaço germânico na programação. Além do coração da festa, no Palácio de Cristal com o palco Koblenz, a diversão estará presente no palco Koeler, na Praça da Liberdade, E o público ainda vai conferir o Biergarten na Praça Visconde de Mauá com uma edição especial da Deguste – Feira de Cerveja Artesanal.

 

A dança folclórica germânica será a grande protagonista do palco principal, o Koblenz, que vai receber mais de 70 apresentações nos 10 dias de festa. No palco Koeler, na Praça da Liberdade, o público vai conferir atrações culturais com grupos diversos, contação de histórias em uma programação diferenciada para toda a família. Já o Biergarten, na Praça Visconde Mauá, terá foco no público mais jovem e para os apreciadores da bebida dourada, que poderão curtir uma edição especial da Deguste – Feira de Cerveja Artesanal. O espaço será uma versão mais moderna para o público, com ritmos atuais, mas também com programação voltada à cultura germânica.

 

Leonardo Randolfo, presidente da Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis, organizadora do evento, destaca:

“Este certamente é nosso carro-chefe, o principal evento da cidade, que valoriza e exalta nossa colonização germânica. É o período em que celebramos essa tradição com muita festa, oferecendo uma programação bem bacana com muita atração cultural, o burgo com comidas típicas, o tradicional chope a metro, enfim, é o momento em que resgatamos essa cultura germânica aqui na Cidade Imperial.”

Tradição no calendário de eventos do município, a Bauernfest é responsável por aumentar a ocupação hoteleira e garantir sua lotação nos fins de semana da festa. No ano passado, o primeiro fim de semana da festa registrou taxa média de 96,23% de ocupação, sendo 98,05% no Centro e arredores. O segundo fim de semana apresentou aumento na ocupação do primeiro distrito, com 98,36% e taxa média de 93,21%.

 

Marcelo Valente, que vai presidir a futura empresa de Turismo do município, comenta:

“É um evento muito importante para os petropolitanos, por resgatar a história da colonização da cidade, e também para o Turismo, pois é um grande atrativo para os turistas e visitantes do município. É a oportunidade que eles têm de conhecer um pouco mais dessa influência germânica apreciando a culinária típica, as danças folclóricas e toda a programação da festa. Sem contar que o evento movimenta também a economia local com a festa em si e no reflexo que tem no comércio, na rede hoteleira, enfim, no Turismo.”

 

A 1ª Deguste na Bauernfest

Como esta é a primeira edição da Deguste na Bauernfest, todos os preparativos estão sendo organizados e discutidos minuciosamente pelos cervejeiros.

Rodrigo Duarte, um dos organizadores da feira, comenta:

“A organização da Deguste para a Festa do Colono está sendo intensa. Ela (a feira) será o grande diferencial do evento este ano, com atrações musicais de primeira, cervejas produzidas especialmente para o evento e muitas novidades.”

A Feira de Cervejas Artesanais

 

O espaço da Deguste será uma versão mais moderna e aberta a todos os públicos da Bauernfest (a feira reúne grupos de famílias inteiras e de todas as idades), com ritmos atuais, mas também com programação voltada à cultura germânica.

 

A Deguste é uma grande oportunidade de o público apreciar os diversos tipos de cerveja de 16 produtores. O evento alia gastronomia com entretenimento, recebe mais de quatro mil pessoas por edição, que consomem cerca de 3,5 mil litros por evento. A expectativa dos cervejeiros é de que este número seja muito maior durante a realização da Festa Alemã.

 

As cervejarias

Participam da Deguste (em ordem alfabética):

Bohemia

Buda Beer

Brew Point

Cazerra

Cidade Imperial

Da Corte

Disk Chopp do Brunão

Dr. Duranz

Duzé

Guapa

Imperatriz Bier

Madame Machado

Petra

Real

Schroder

Silxel Beer

Vila de Secretário

Na área de alimentação, o público vai contar com os foodtrucks da Colosus e Kronemburger, além das barracas, tendas e bikes das empresas Espeteria do Barão, Viellen, Dry Hop, Viva Verd, Everest Food, Gomes Gourmet, Japa Food, Goumetizando Hamburger, Gelato Imperial, Pão, Mel e Amor, Água na Boca, Dom Rodrigo, Moulyn Broun, Marie e Anne Chocolates, Best Churros e Bar do Rei.

 

Música e concursos

Programação musical e concursos são outros atrativos:

O repertório vai do Sertanejo à MPB, do POP ao Rock. Para esta edição estão previstos Tributo Scorpions, Felipe Depoli, Grupo Uhul, SouS, Rock Dakombi, Grupo Barril, banda Molho Inglês, Rock Revival, banda Kraftwerk, banda On The Rocks e Gargamel Trio.

 

Rafael Avancini, também organizador do evento, acrescenta:

“Além disso, estamos programando concursos, como o do Chopp a Metro, o Desafio da Caneca, onde o cervejeiro precisa beber tudo em menos de 30 segundos e, se conseguir, entra para o ranking da Bauernfest podendo ganhar um kit completo de cervejas e taças da Deguste, e muitas outras novidades.”

Tradição no calendário de eventos do município, a Bauernfest é responsável por aumentar a ocupação hoteleira e garantir sua lotação nos fins de semana da festa. Foi registrado público de 320 mil pessoas durante os 10 dias de evento.

 

“Essa primeira participação da Deguste na Festa do Colono Alemão de Petrópolis ficará marcada na memória dos petropolitanos e turistas”, diz Rodrigo Duarte.

Fonte: Bauernfest

O primeiro nascer do sol de 2017

Foto: Len Marcelo Jingco Para quem deseja a experiência de ser um dos primeiros no mundo a ...

Learn more

Related posts