Por Redação
A cada dia que passa, o Brasil vem fortalecendo os mais diversos tipos de turismo. Em outras palavras, vem diversificando seu público e suas maneiras de empreender. Veja algumas opções que vão além dos passeios tradicionais. Quem sabe o Dia Nacional do Turismo não inspira você a planejar sua próxima viagem?
Ecoturismo
Essa modalidade utiliza o turismo de forma sustentável, sem afetar o ecossistema local. Seu principal objetivo é a formação de uma consciência ambiental, por meio da interpretação do ambiente e da promoção do bem-estar das comunidades envolvidas.
Os principais lugares para praticar o ecoturismo no Brasil são as estações ecológicas do Taim, do Itaimbezinho e de Paleorrota (no Rio Grande do Sul), de Bombinhas (Santa Catarina), de Juquitiba, de Socorro e de Brotas (São Paulo) e o Parque Nacional de Superagüi, no Paraná.
Turismo de aventura
Este segmento também é voltado à natureza, porém com o objetivo de proporcionar uma dose de adrenalina aos seus adeptos. O turismo de aventura envolve a prática de esportes radicais em locais que têm uma geografia propícia para isso.
É o caso do Abismo de Anhumas, em Bonito (MS), onde se pode praticar rapel em uma descida de 72 metros, além de aproveitar as cachoeiras, trilhas, passeios de bote e observação da fauna aquática em rios de águas cristalinas.
E o que dizer da Península de Maraú (BA)? A região concentra mais de 40 quilômetros de praias quase desertas, que forma inúmeras piscinas naturais na maré baixa. Como se não bastasse, é possível praticar o mergulho noturno com lanternas para observar a rica fauna marinha.
Enoturismo
Se você gosta mesmo é de uma boa mesa e um bom vinho ou espumante, precisa conhecer o enoturismo. A ideia é visitar as vinícolas para aprender (e degustar) mais sobre a bebida. O Rio Grande do Sul concentra praticamente todas as rotas.
As mais conhecidas estão no Vale dos Vinhedos, nas cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi, Monte Belo do Sul e Pinto Bandeira. Lá, se pode conhecer mais de 30 vinícolas. Mas não se pode ignorar outras cidades serranas, como Gramado, Canela e Feliz, que oferecem ótimos roteiros.
A região da Campanha, mais ao Sul do estado, também conta com ótimas vinícolas nas cidades de Bagé, Rosário do Sul, Dom Pedrito e Santana do Livramento.
Outros tipos de turismo
O documento Mapas Conceituais, da Secretaria Nacional de Políticas de Turismo, traz essas e outras definições sobre tipos de turismo no Brasil. Confira:
Turismo Social
Ecoturismo
Turismo Cultural
Turismo de Estudos e Intercâmbio
Turismo de Esportes
Turismo de Pesca
Turismo Náutico
Turismo de Aventura
Turismo de Sol e Praia
Turismo de Negócios e Eventos
Turismo Rural
Turismo de Saúde