Por Redação
No dia 2 de março, é lembrado no Brasil o Dia Nacional do Turismo. A data foi estabelecida em reconhecimento a um setor que congrega serviços de hospedagem, transporte, alimentação e entretenimento.
Embora o calendário já traga a previsão de um dia mundial para celebrar o turismo, comemorado em 27 de setembro, nada mais natural que um país que valoriza tanto esse segmento também faça a sua homenagem.
Por aqui, o mercado turístico fatura cerca de R$ 12 bilhões por ano. O dado, de 2014, é o mais recente divulgado pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa). No ano passado, apenas por via área, 94 milhões de passageiros viajaram pelo país, segundo a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear).
Celebre o Dia Nacional do Turismo
Quando se fala em turismo, o que vem à memória? Nomes como Fortaleza, Recife, Fernando do Noronha, Rio de Janeiro, Ouro Preto, Natal e muitas outras, não é mesmo? Mas o que faz de uma cidade um ponto turístico?
A pergunta não é tão fácil de responder. Via de regra, o turismo nasce em função de um atrativo natural, como os rios, o mar, as dunas, as rochas, ou mesmo de intervenções da mão humana, como a arquitetura típica de um lugar, a gastronomia ou opções de lazer.
Qualquer que seja o motivo, não há como negar que o turismo é um grande gerador de emprego e renda para uma região. Além dos empregos diretos – em agências de turismo e na hotelaria – uma região muito movimentada fortalece bastante o comércio, restaurantes, transportes e aluguéis de veículos, entre outros.