Dia Nacional do Turismo celebra o que o Brasil tem de melhor

Por Redação

No dia 2 de março, é lembrado no Brasil o Dia Nacional do Turismo. A data foi estabelecida em reconhecimento a um setor que congrega serviços de hospedagem, transporte, alimentação e entretenimento.

 

Embora o calendário já traga a previsão de um dia mundial para celebrar o turismo, comemorado em 27 de setembro, nada mais natural que um país que valoriza tanto esse segmento também faça a sua homenagem.

 

Por aqui, o mercado turístico fatura cerca de R$ 12 bilhões por ano. O dado, de 2014, é o mais recente divulgado pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa). No ano passado, apenas por via área, 94 milhões de passageiros viajaram pelo país, segundo a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear).

 

Celebre o Dia Nacional do Turismo

Quando se fala em turismo, o que vem à memória? Nomes como Fortaleza, Recife, Fernando do Noronha, Rio de Janeiro, Ouro Preto, Natal e muitas outras, não é mesmo? Mas o que faz de uma cidade um ponto turístico?

 

A pergunta não é tão fácil de responder. Via de regra, o turismo nasce em função de um atrativo natural, como os rios, o mar, as dunas, as rochas, ou mesmo de intervenções da mão humana, como a arquitetura típica de um lugar, a gastronomia ou opções de lazer.

 

Qualquer que seja o motivo, não há como negar que o turismo é um grande gerador de emprego e renda para uma região. Além dos empregos diretos – em agências de turismo e na hotelaria – uma região muito movimentada fortalece bastante o comércio, restaurantes, transportes e aluguéis de veículos, entre outros.

O primeiro nascer do sol de 2017

Foto: Len Marcelo Jingco Para quem deseja a experiência de ser um dos primeiros no mundo a ...

Learn more

Related posts