TIA SURICA, por Marcelo Faria – Copyright 2013 – Portal Sambrasil / Agência Sambrasil
Por Marcelo Faria
Imagem produzida durante o show de lançamento do CD/DVD Poderio de Oswaldo Cruz, no Imperator / RJ
Iranette Ferreira Barcellos (Rio de Janeiro, 17 de novembro de 1940) é uma sambista carioca, ex-intérprete de samba-enredo e atualmente uma das mais importantes integrantes da velha-guarda da Portela.
Nascida em Madureira, aos 4 anos, já desfilava pela Portela, presa à cintura da mãe Judith, acompanhada de perto pelo pai, conhecido como Pio. O apelido “Surica” foi dado por sua avó, quando ela ainda era pequena. Em 1980, entrou para a Velha Guarda da Portela, a convite de Manacéa.
Até hoje, Tia Surica permanece fiel ao bairro onde nasceu, permanecendo morando em uma vila, bem próxima à sede da Portela. Sua casa, conhecida como “Cafofo da Surica”, é palco de festas memoráveis.
Em 2003, aos 63 anos, Tia Surica lançou, pela FINA FLOR, seu primeiro CD cujo repertório reúne a elite de compositores da Portela como Monarco, Chico Santana e Anice, entre outros.
Fato histórico e que a credita como uma das pessoas mais importantes do samba e do carnaval carioca. Em 1966, foi puxadora do samba-enredo “Memórias de um Sargento de Milícias”, de autoria de Paulinho da Viola, ao lado de Maninho e Catoni.
Em 2013 realizou na Quadra da Portela, no Rio de Janeiro, o show de pré-lançamento do seu CD “Tia Surica – Poderio de Oswaldo Cruz” e gravação do DVD, com participações da Velha Guarda da Portela, Diogo Nogueira e Mariene de Castro. O disco incluiu apenas sambas de compositores portelenses como Monarco, Serginho Procópio, Aniceto da Portela, Argemiro, Alcides Malandro Histórico, Chico Santana, Manacéa, Marquinhos Diniz e Toninho Geraes.
O lançamento oficial do CD/DVD Poderio do Oswaldo Cruz, foi no Centro Cultural João Nogueira – Imperator.