Browse By

SOMBRINHA, por Marcelo Faria – Copyright 2014 – Portal Sambrasil / Agência Sambrasil

SOMBRINHA, por Marcelo Faria – Copyright 2014 – Portal Sambrasil / Agência Sambrasil
Imagem produzida durante o projeto Clube do Samba nas Rodas do Rio, no Imperator / RJ

Por Marcelo Faria

Imagem produzida durante o projeto Clube do Samba nas Rodas do Rio, no Imperator / RJ

Montgomery Ferreira Nunis (São Vicente, 30 de agosto de 1959), é um cantor, compositor, cavaquinista, bandolinista, banjoísta e violonista brasileiro.

Autodidata, Sombrinha começou cedo a tocar. Aos 14 anos ganhou do pai um violão de 7 cordas e aos 16 anos passou a tocar em casas noturnas. Em 1977, aos 18 anos, já era profissional, e gravou com Baden Powell e Originais do Samba. Dois anos depois estava na cidade do Rio de Janeiro, passou a frequentar a roda de samba da tamarineira, na quadra do Bloco Carnavalesco Cacique de Ramos, no subúrbio carioca de Ramos. Onde fundou, com Almir Guinéto, Jorge Aragão, Bira, Ubirani, Sereno e Neoci, grupo Fundo de Quintal.

Em 1980, compôs “Marcas no Leito” (com Jorge Aragão), que faria sucesso na voz de Alcione — hoje regravada por Beth Carvalho, Zeca Pagodinho, o próprio Aragão, Ivone Lara e até Chico Buarque e Caetano Veloso, entre outros. Ao longo da carreira, Sombrinha colecionou 10 Prêmios Sharp de Música, desde os tempos de Fundo de Quintal. Três deles foi como melhor composição, para as canções “Além da razão”, “Nas rimas do amor” e “Ainda é tempo pra ser feliz”.

No ano de 2001, Dona Ivone Lara gravou “Essência de um grande amor”, parceria de Sombrinha com Dona Ivone Lara, no disco “Nasci pra sonhar e cantar”, lançado pela gravadora francesa Lusafrica.

Fez uma parceria duradoura e vitoriosa com o sambista Arlindo Cruz, são centenas de composições, gravadas por grandes nomes do Samba.

Em 2013, lançou o CD Matéria-prima • Selo Sobrinha Produções Artísticas, produzido por Arlindo Cruz, com arranjos de Fernando Merlino, Ivan Paulo e Jorge Cardoso, além de várias participações especiais. O álbum é uma obra-prima! Interpretou 16 faixas de sua autoria, destacando-se “Deixa solto” (Chico Buarque, Arlindo Cruz e Sombrinha), com as participações especiais de Chico Buarque, Arlindo Cruz, Hamilton de Holanda e Velha-Guarda da Mangueira; “Guerreiro e protetor” (c/ Arlindo Cruz), com a participação de Arlindo Cruz; “Perdeu o valor” (c/ Sombra), com as participações especiais de Sombra e do trombonista Marlon Sette; “Quando eu jogo a rede” (c/ Marquinho PQD e Rubens Gordinho), com as participações de Zeca Pagodinho e Hamilton de Holanda; “Foi embora” (c/ Zeca Pagodinho e Arlindo Cruz); “Festa do Zé” (c/ Carlinhos Vergueiro); “De Donga à Doca” (c/ Marquinho PQD); “Pra ser feliz um dia” (c/ Carlinhos Vergueiro); “A felicidade tá chamando” (c/ Carlinhos Vergueiro); “Felicidade pra dois” (Nilton Barros e Marquinho PQD); “O amor você e eu” (c/ Nilton Barros e Rubens Gordinho); “Me joga no aiê-iêo” (c/ Marquinho PQD e Nilton Barros); “A semente não conhece a flor” (c/ Nilton Barros e Rubens Gordinho); “Inconsequente” (c/ Jorge Cardoso); “A flor que não esqueço” (c/ Marquinho PQD e Nilton Barros), com participação especial de Chico Buarque; além da faixa-título “Matéria-prima” (c/ Nilton Barros).

Mussum Forévis – Samba, Mé e Trapalhões

Por Redação O Portal Sambrasil disponibiliza em sua coluna BiblioSamba, a primeira ...

Learn more