Sérgio Sá Leitão é o novo Ministro da Cultura
Por Redação
Sérgio Sá Leitão, durante a cerimônia de posse realizada na manhã desta terça-feira (25), no Palácio do Planalto, em Brasília. Citou em seu discurso a importância estratégica da cultura para a economia e a necessidade de se criar um pacto dentro governo em prol da reconstrução do Ministério da Cultura (MinC).
Sérgio Sá Leitão afirmou que o Brasil merece uma política cultural à altura da excelência de seus artistas e de seu patrimônio histórico e artístico, que deve ser preservado. “Produzir e acessar cultura são direitos dos cidadãos e integram o repertório básico da cidadania. É também uma atividade econômica importante, que pertence, sobretudo à sociedade. Não cabe ao Estado produzir ou definir o que é e o que não é cultura”, declarou o novo ministro.
Já empossado, o ministro da Cultura foi questionado sobre o apoio às agremiações cariocas e disse que é preciso avaliar as possibilidades para anunciar qualquer medida. “Vamos analisar com cuidado a situação e ver de que maneira podemos ajudar. O governo brasileiro e o Ministério da Cultura reconhecem a importância do carnaval do Rio de Janeiro e vão fazer o que for possível para que o carnaval aconteça em 2018 com ainda mais força”, afirmou Sá.
Inclusive isto foi uma orientação direta do presidente Michel Temer, “O carnaval faz parte da cultura e do turismo brasileiro. Ainda há pouco recebi presidentes das escolas de samba que estarão contigo hoje. Ajude-os. É preciso ajudarmos com o apoio do governo”, afirmou.
Sá Leitão lembrou ainda que o carnaval carioca tem grande impacto econômico e gera retorno financeiro para a sociedade e o governo.
Fotos: Agência Brasil