Browse By

Saudoso Paulo da Portela é lembrado em roda de samba no Japão

Por Redação

Paulo da Portela foi homenageado pelo Consulado da Portela no Japão no sábado, 17 de junho. Um dia depois ele, se vivo fosse, completaria 116 anos. Por isso, a representação da azul e branco na terra do sol nascente fez uma roda de samba para comemorar a data no bar Zizi Annabelle, em Suginami, subúrbio de Tóquio.

Durante o evento, foram cantados sambas do compositor e fundador da Águia. O presidente do Consulado da Portela no Japão, Marcello Sudoh, afirmou que a roda de samba teve como objetivo reunir os sambistas japoneses e divulgar o nome do compositor portelense. “Alguns sambas de Paulo da Portela, aqui no Japão, são creditados a sambistas que o interpretam e não ao próprio Paulo. Daí a importância desse tipo de evento.”

Compositores portelenses

Os sambas de Paulo da Portela, como Cocorocó, Quitandeiro, Cantar para não chorar, Serei teu ioiô, O meu nome já caiu no esquecimento, Teste ao Samba e outros sucessos, embalaram a roda de samba em Tóquio, mas não foram os únicos. Os sambistas do Japão também lembraram obras de outros compositores portelenses, como Monarco, Paulinho da Viola e Alvarenga.

O Consulado da Portela no Japão realizará, ainda este ano, novas rodas de samba em homenagem a compositores portelenses, oficinas para passistas, exibição de documentários e palestras. O evento foi realizado em parceria com o bar Zizi Annabelle e o Departamento Cultural da Portela.

Fotos: Kishuko Sudoh e Zizi Annabelle / Divulgação

Renato Milagres segue com o seu Quintal do Mombassa

Por redação Neste sábado (02), acontecerá a segunda edição da roda de samba Renato ...

Learn more