São Clemente realiza seu desfile na Marquês de Sapucaí revelando parte da história da Corte Francesa
Por Gilvan Lopes e Carol Ferreira
Fotos por Mariana Barcellos, Carol Ferreira e Marcelo Faria
Suporte Técnico: Julia Fernandes
Editor Chefe: Marcelo Faria
O enredo de difícil pronúncia causou estranheza no primeiro momento de sua divulgação, no entanto, com a cabeça genial de Rosa Magalhães, aos poucos a mídia e os envolvido com o carnaval, começaram a perceber que não era nenhum “bicho de 7 cabeças”, entender o enredo e nem mesmo pronunciar a palavra gigantesca. Com o enredo “Onisuáquimalipanse – (Envergonhe-se quem pensar mal disso)”, desenvolvido pela carnavalesca Rosa Magalhães, a agremiação do bairro de Botafogo, realiza seu desfile no Sambódromo Carioca.
O Portal de Notícias Sambrasil – www.sambrasil.net conversou com a carnavalesca Rosa Magalhães, que simplificou ainda mais a compreensão deste enredo, tão rico de informações culturais, econômicas e atuais. “- É simples, os nobres da Europa, especificamente da França, na corte do Rei Luiz XV, que assumiu a realeza muito jovem, se depara com as rotinas da corte e descobre que nem tudo são flores e festas, mas também corrupção e desvio de verbas públicas, algo semelhante ao que ando ocorrendo aqui pelo nosso País.”.
No desfile da São Clemente como de costume, a irreverência e a ironia estão sempre presentes, além das festas regadas a muita bebida e muita comida nos palácios reais, o luxo, a suntuosidade da corte, os magníficos jardins, mas também a esperteza do ministro que se aproveitou das finanças públicas para erguer seu próprio castelo. E a escola adverte: Que ninguém veja maldade nisso e qualquer semelhança entre a história francesa com parlamentares brasileiros é mera coincidência.
Fabricio Pires, Mestre-Sala da São Clemente – que faz par com Denadir Garcia – que nos deu uma palavra sobre sua visão do desfile: “Nossa expectativa é a melhor possível para uma apresentação correta e segura; eu e Denadir temos, ha tempos, uma proposta de uma dança clássica, e este ano, de acordo com o enredo apresentado, viremos com uma fantasia que representa o sol e seus raios; a São Clemente vem forte este ano.”.
Alceu Maia e Jorge Simas, responsáveis pela harmonia musical do Carro de Som da escola, conversaram também com o Portal de Notícias Sambrasil. Segundo Simas: “Fazer harmonia musical para sambas enredo na avenida é um privilégio, posso criar muito, sempre respeitando a características do gênero, e é um grande prazer”. Alceu falou do valor de um bom samba enredo, com é o da São Clemente este ano: “O samba é ótimo, com um refrão belíssimo; e acho que o carnaval precisa de mais sambas como este: simples, de melodia bonita, com uma cadência gostosa.”.
Portal de Notícias Sambrasil falou também com o intérprete mais jovem do Grupo Especial este ano, o talentoso, Leozinho Nunes, de apenas 23 anos: “Fui adotado pela São Clemente e faço parte da família clementiana, sou jovem e tenho força para crescer mais ainda, e chegar a ser um dos melhores intérpretes do carnaval; o samba que vou cantar é do estilo dos antigos sambas que passaram pela avenida: leve, prazeroso de se cantar.”.
Ouça o samba: {play}áudios/liesa9_saoclemente2017.mp3{/play}
Compositores: Toninho Nascimento, Luiz Carlos Máximo, Anderson Paz, Gustavo Albuquerque, Camilo Jorge e Marcelo SP
CONTAM… QUE O GOVERNANTE DE UM PAÍS
DANÇAVA AS NOITES TÃO FELIZ
E BRINCAVA MASCARADO
DO ZUM ZUM DO CARNAVAL
BAILOU… COMO O ASTRO-REI DE UM POEMA
AO FINAL DA CENA
HOUVE ACLAMAÇÃO GERAL
O SOL… A PARTIR DESSE TAL DIA
GANHOU A HONRARIA DE SÍMBOLO REAL
DAÍ ENTÃO O MINISTRO DO TESOURO
ERGUEU A PESO DE OURO
UM PALACETE E CONVIDOU
O SOBERANO QUE ENCANTOU-SE NOS JARDINS
COM A BELEZA SE MIRANDO NAS ÁGUAS DO CHAFARIZ
FOI ASSIM QUE DESCOBRIU NESSA FESTANÇA
QUE HAVIA COMILANÇA EM SUA PÁTRIA MÃE GENTIL
CHEGA AO FIM TANTA COBIÇA
QUEM LEVOU NÃO LEVA MAIS
MAJESTADE DA JUSTIÇA
PALAVRA DE REI NÃO VOLTA ATRÁS
USANDO A MESMA RÉGUA E O MESMO TRAÇO
CONSTRUIU-SE OUTRO PALÁCIO
DE IMPONÊNCIA SEM IGUAL
ECOAM PELOS ARES DE VERSALHES
OS ACORDES DE UM BAILE SUNTUOSO E TRIUNFAL
A COROA DO SOL VEM ME COROAR
ALUMIOU, DEIXA ALUMIAR
QUE HOJE O REI SOU EU
BRILHANDO COM A GINGA QUE O SAMBA ME DEU
Ficha técnica:
Fundação: 25 de outubro de 1961 (55 anos)
Escola-madrinha: Beija-Flor
Cores: Preto e Amarelo
Símbolo: Pão de Açúcar
Bairro: Botafogo
Presidente: Renato Almeida Gomes (Renatinho)
Carnavalesco: Rosa Magalhães
Intérprete oficial: Leozinho Nunes
Diretor de carnaval: Ricardo Almeida Gomes
Diretor de harmonia: Marquinhos Harmonia
Diretor de bateria: Mestres Gil e Caliquinho
Rainha da bateria: Raphaela Gomes
Mestre-sala e porta-bandeira: Fabrício Pires e Denadir Garcia
Coreógrafo: Sérgio Lobato
Desfile de 2017
Enredo: Onisuáquimalipanse