Browse By

Sambabook terá o Grupo Fundo de Quintal como homenageado

Atual formação: Itaguay, Sereno, Ubirany, Bira, Ademir Batera e Márcio Alexandre. Foto por Rafaê Silva

Por Marcelo Faria

O projeto SambaBook lançado em 2012 com a homenagem ao mestre João Nogueira e nos anos seguintes, outros mestres se juntaram à coleção, Martinho da Vila, Zeca Pagodinho e Dona Ivone Lara e Jorge Aragão. No entanto esta é a primeira vez que o SambaBook presta homenagem a um grupo. E não é um grupo qualquer, é simplesmente o maior de todos, o Fundo de Quintal. O lançamento acontecerá no próximo ano.

Com 37 anos de história, e ponha história nisso, divididas em capítulos, épocas, gerações e formações. O primeiro álbum foi lançado em 1980, tendo em sua primeira formação, Bira Presidente, Ubirany, Sereno, Almir Guineto, Jorge Aragão, Neoci e Sombrinha.

Tendo como “madrinha” a sambista Beth Carvalho, o grupo gravou vários álbuns, alguns deles discos de Ouro e Platina. Alguns de seus maiores sucessos são “A Batucada dos Nossos Tantãs”, “E Eu Não Fui Convidado”, “Boca Sem Dente”, “Ô, Irene”, “O Show Tem Que Continuar”, “Do Fundo do Nosso Quintal”, “Só pra Contrariar”, “Miudinho”, “Bebeto Loteria”, “Não Vai na Conversa Dela”, “”Vai Lá Vai Lá””, “Parabéns pra Você”, “Andei, Andei”, “Malandro Sou Eu”, “Tô Que Tô”, entre outros.

Mais tarde, Arlindo Cruz e Walter Sete Cordas integraram o conjunto musical. Após a saída de Walter Sete Cordas, Cleber Augusto fez parte do grupo. O grupo por muito tempo foi composto por Ademir Batera, Ronaldinho, Sereno, Bira Presidente e Ubirany.

Hoje, é formado por Itaguay, Sereno, Ubirany, Bira, Ademir Batera e Márcio Alexandre. E apesar da troca de integrantes, não perde o brilho. O grupo segue com a agenda lotada e fazendo samba de primeira.

O exemplo da longevidade do grupo está além da qualidade musical, existe também o prazer e a paixão com que os integrantes do grupo têm pelo samba e pela vida. Bira Presidente, aos 80 anos, tem uma vitalidade e folego de impressionar qualquer jovem, o grupo tem a agenda lotada, ao ponto de fazer até três shows em um dia. E quando dá tempo; e Bira sempre arruma tempo para marcar presença na Roda de Samba do Cacique de Ramos, todos os domingos.

Bom, agora só nos cabe aguardar o lançamento do SambaBook Fundo de Quintal. Além de um livro, o projeto prevê um DVD com as 24 principais músicas do grupo, fichário com 60 partituras (direcionados a escolas e bibliotecas), site e um aplicativo.

Portal Sambrasil sempre mantendo a informação sobre o Mundo do Samba em destaque, com toda a sua equipe em campo.

#portalsambrasil #portalsambrasileusigo #jornalistamarcelofaria #culturapresente #cultura+diversidade #vemprorio #visitrio

Discografia:

1980 – Samba é No Fundo do Quintal – Vol.1

1981 – Samba é No Fundo do Quintal – Vol.2

1983 – Nos Pagodes da Vida

1984 – Seja Sambista Também

1985 – Divina Luz

1986 – O Mapa da Mina

1987 – Do Fundo do Nosso Quintal

1988 – O Show tem Que Continuar

1989 – Ciranda do Povo

1990 – Ao Vivo

1991 – É Aí Que Quebra a Rocha

1993 – A Batucada dos Nossos Tantãs

1994 – Carta Musicada

1995 – Palco Iluminado

1996 – Nas Ondas do Partido

1997 – Livre Pra Sonhar

1998 – Fundo de Quintal e Convidados

1999 – Chega Pra Sambar

2000 – Nosso Grito

2000 – Simplicidade – Ao Vivo

2001 – Papo de Samba

2002 – Ao Vivo no Cacique de Ramos

2003 – Festa Pra Comunidade

2004 – Ao Vivo Convida

2005 – Samba Quente

2006 – Pela Hora

2007 – O Quintal do Samba’

2008 – Samba de Todos os Tempos

2009 – Vou Festejar

2011 – Nossa Verdade

2012 – No Compasso do Samba

2014 – Só Felicidade

2016 – 40 Anos – No Circo Voador

Entrevista com o Grupo Fundo de Quintal ao Jornalista Marcelo Faria

O dramaturgo Dias Gomes é o enredo da Unidos de Padre Miguel

Por Redação A Unidos de Padre Miguel, escola da Série A do Carnaval carioca, ...

Learn more