Salgueiro acaba de definir seu samba enredo para o carnaval de 2019
Por Marcelo Faria
Produção/Imagem: Gabriela Costa
Fotos por Chiara Martelotta
Com o enredo Xangô, desenvolvido por Alex de Souza, carnavalesco, e em meio a situações jurídicas pendentes, a agremiação do morro do Salgueiro, acaba de definir seu samba enredo.
A parceria campeão foi a dos compositores do SAMBA 07 – Autores: Demá Chagas, Marcelo Motta, Renato Galante, Fred Camacho, Leonnardo Gallo, Getúlio Coelho, Vanderlei Sena e Francisco Aquino – Participações Especiais: Guinga do Salgueiro e Ricardo Neves
Momento do anúncio do samba campeão:
Salgueiro acaba de definir seu samba enredo para o carnaval de 2019Reportagem:#jornalistamarcelofariaPortal SambrasilMarcelo Faria Sambrasil II@Gabriela Costa@Chiara MartfelottaCom o enredo Xangô, desenvolvido por Alex de Souza, carnavalesco, e em meio a situações jurídicas pendentes, a agremiação do morro do Salgueiro, acaba de definir seu samba enredo.A parceria campeão foi a dos compositores:SAMBA 07 – Autores: Demá Chagas, Marcelo Motta, Renato Galante, Fred Camacho, Leonnardo Gallo, Getúlio Coelho, Vanderlei Sena e Francisco Aquino – Participações Especiais: Guinga do Salgueiro e Ricardo NevesLetra do Samba:Vai trovejar!!!Abram caminhos pro grande ObáÉ força, é poder, o Aláàfin de Oyó“Oba Ko so!” ao Rei MaiorÉ pedra quando a justiça pesaO Alujá carrega a fúria do tamborNo vento a sedução (Oyá)O verdadeiro amor (Oraiêiêô)E no sacrifício de Obà (Oba xi Obà)Lá vem Salgueiro!Mora na pedreira, o dono da terraVem de Aruanda pra vencer a guerraEis o justiceiro da Nação NagôSamba corre gira, gira pra XangôRito sagrado, ariaxéNa igreja ou no candombléA benção, meu Orixá!É água pra benzer, fogueira pra queimarCom seu oxê, "chama" pra purificarBahia, meus olhos ainda estão brilhandoHoje marejados de saudadeIncorporados de felicidadeFogo na gongá, salve o meu protetorCanta pra saudar, Opanixé kaôMachado desce e o terreiro tremeOjuobá! Quem não deve não temeOlori XANGÔ eieôOlori XANGÔ eieôKabecilê, meu padroeiroTraz a vitória pro meu SalgueiroTrecho da sinopse:“Batam cabeça pro orixá dos raios, trovões e do fogo. “Senhor do Raio” ou “Senhor das Almas”. Viril e atrevido, violento e justiceiro; implacável com os mentirosos, os ladrões e os malfeitores. Xangô é a representação máxima do poder de Olorum. O desafio é feito sempre para confirmar seu poder. O seu machado duplo, seu Oxé, é o símbolo da imparcialidade. É uma divindade da vida, representado pelo fogo ardente e por essa razão não tem afinidade com a morte e nem com os outros orixás que se ligam à morte.Senhor do que é justo e correto, como o respeito à igualdade de todos. Se a justiça dos homens tem olhos vendados, onde “todos seriam iguais perante a lei”. Os de Xangô estão sempre bem abertos. Apelamos ao supremo tribunal, com seus doze Obás- Ministros de Xangô do Axé Opó Afonjá. Todos serão julgados sem privilegios! Presidido pelo Grande Juiz, que bate o martelo e dá seu veredicto: Chega de impunidade! Seus filhos pedem justiça. Cumpra-se!”Xangô é nosso pai é nosso Rei ! Kawó Kabiesilé!!!Alex de Souza – Carnavalesco
Publicado por Portal Sambrasil em Sexta, 12 de outubro de 2018
SAMBA 07
Autores: Demá Chagas, Marcelo Motta, Renato Galante, Fred Camacho, Leonnardo Gallo, Getúlio Coelho, Vanderlei Sena e Francisco Aquino – Participações Especiais: Guinga do Salgueiro e Ricardo Neves
Intérpretes: Tinga e Igor Sorriso
Vai trovejar!!!
Abram caminhos pro grande Obá
É força, é poder, o Aláàfin de Oyó
“Oba Ko so!” ao Rei Maior
É pedra quando a justiça pesa
O Alujá carrega a fúria do tambor
No vento a sedução (Oyá)
O verdadeiro amor (Oraiêiêô)
E no sacrifício de Obà (Oba xi Obà)
Lá vem Salgueiro!
Mora na pedreira, o dono da terra
Vem de Aruanda pra vencer a guerra
Eis o justiceiro da Nação Nagô
Samba corre gira, gira pra Xangô
Rito sagrado, ariaxé
Na igreja ou no candomblé
A benção, meu Orixá!
É água pra benzer, fogueira pra queimar
Com seu oxê, “chama” pra purificar
Bahia, meus olhos ainda estão brilhando
Hoje marejados de saudade
Incorporados de felicidade
Fogo na gongá, salve o meu protetor
Canta pra saudar, Opanixé kaô
Machado desce e o terreiro treme
Ojuobá! Quem não deve não teme
Olori XANGÔ eieô
Olori XANGÔ eieô
Kabecilê, meu padroeiro
Traz a vitória pro meu Salgueiro
Entrevista Igor Leal – Diretor de Carnaval do #Salgueiro
Ele nos disse que na noite de hoje, a Acadêmia do Salgueiro provará a todos a sua força, mesmo em um momento adverso. Porém com muita garra, fará uma grande festa com todos os seguimentos da agremiação, integrados e unidos.
Quanto ao barracão, os trabalhos estão dentro do cronograma, com dois carros, já em madeira, e na próxima segunda-feira, mais dois carros estarão também prontos em madeira.
Saudações Salgueiro!
@portalsambrasilEntrevista Igor LealDiretor de Carnaval do #SalgueiroEle nos disse que na noite de hoje, a Acadêmia do Salgueiro provará a todos a sua força, mesmo em um momento adverso. Porém com muita garra, fará uma grande festa com todos os seguimentos da agremiação, integrados e unidos. Quanto ao barracão, os trabalhos estão dentro do cronograma, com dois carros, já em madeira, e na próxima segunda-feira, mais dois carros estarão também prontos em madeira.Saudações Salgueiro!Reportagem: Marcelo FariaImagem: Gabriela CostaFotografia: Chiara Martelotta
Publicado por Portal Sambrasil em Quinta-feira, 11 de outubro de 2018
Em coletiva de imprensa, ocorrida antes das apresentações dos sambas, o presidente de honra da agremiação fala sobre o atual momento da escola.
Devido a disputa política pelo poder na agremiação e o momento muito conturbado. Levou a diretoria da escola prestar alguns esclarecimentos sobre o imbróglio que causa enormes transtornos para o desenvolvimento da agremiação. No pronunciamento, o presidente de honra Rafael Alves, não polpou palavras duras contra a oposição.
Citando que foram eles que escolheram o embate, por perderem o pleito. “Querem entrar pela força, utilizando a justiça para tal. Gastam uma fortuna com advogados, além de que, se são salgueirenses mesmo, deveriam reverter todo o apoio financeiro em prol da escola.”.
Regina Celi se manteve em silêncio enquanto o presidente de honra respondia aos questionamentos dos jornalistas. Segundo o dirigente, as novas eleições vão ocorrer no dia, 28 de outubro, com uma pessoa a ser indicada por Regina para o posto.
Regina Celi, escolheu a discrição quanto ao assunto polêmico, mas não deixou de ser a foliã apaixonada pelo Salgueiro, se movimentou por toda a quadra da escola, cantou, dançou e tocou instrumentos com bateria Furiosa.
Trecho da sinopse:
“Batam cabeça pro orixá dos raios, trovões e do fogo. “Senhor do Raio” ou “Senhor das Almas”. Viril e atrevido, violento e justiceiro; implacável com os mentirosos, os ladrões e os malfeitores. Xangô é a representação máxima do poder de Olorum. O desafio é feito sempre para confirmar seu poder. O seu machado duplo, seu Oxé, é o símbolo da imparcialidade. É uma divindade da vida, representado pelo fogo ardente e por essa razão não tem afinidade com a morte e nem com os outros orixás que se ligam à morte.
Senhor do que é justo e correto, como o respeito à igualdade de todos. Se a justiça dos homens tem olhos vendados, onde “todos seriam iguais perante a lei”. Os de Xangô estão sempre bem abertos. Apelamos ao supremo tribunal, com seus doze Obás- Ministros de Xangô do Axé Opó Afonjá. Todos serão julgados sem privilegios! Presidido pelo Grande Juiz, que bate o martelo e dá seu veredicto: Chega de impunidade! Seus filhos pedem justiça. Cumpra-se!”
Xangô é nosso pai é nosso Rei ! Kawó Kabiesilé!!!
Alex de Souza – Carnavalesco
Apresentação do samba campeão:
Final de samba do G.R.E.S. Acadêmicos do Salgueiro – Original Apresentação do último samba.SAMBA 07 – Autores: Demá Chagas, Marcelo Motta, Renato Galante, Fred Camacho, Leonnardo Gallo, Getúlio Coelho, Vanderlei Sena e Francisco Aquino – Participações Especiais: Guinga do Salgueiro e Ricardo Neves.Continue acompanhando para saber o vencedor pelo Portal SambrasilReportagem:Gabriela Costa.Chiara Martelotta.#jornalistamarcelofaria
Publicado por Portal Sambrasil em Sexta, 12 de outubro de 2018