Roda de samba da Pedra do Sal inicia a comemoração de seus 10 anos
Por redação
A roda mais carioca da cidade já está entrando na pré-adolescência e a festa de comemoração dos seus 10 anos começa nesta segunda, dia 30, no mesmo local e horário de sempre (Rua Argemiro Bulcão- Largo da Prainha– Saúde), a partir das 18h. Mas a celebração não para por aí… Fruto de um projeto de parceria entre a Rede Carioca de Rodas de Samba, Prefeitura e Secretaria Municipal de Cultura, o evento engloba três rodas comemorativas com participações especiais não só na música, mas também em fotografia, demonstrando a importância das memórias das manifestações culturais ali desenvolvidas que ajudam até hoje a contar parte significativa da história da cidade do Rio de Janeiro.
A região portuária, local onde se “iniciou” a cidade maravilhosa, sofreu nesses últimos anos uma forte intervenção capitaneada pela Prefeitura do Rio de Janeiro, no sentido de revitalizá-la. Não se poderia tocar essa revitalização sem contemplar seus aspectos econômicos, sociais e culturais. Conseqüentemente, o elemento histórico veio à tona com essas investidas, redescobrindo-se fontes materiais que testemunham séculos de contingências da cidade. Blocos carnavalescos foram revitalizados, o cais do Valongo/ cais da Princesa reapareceram; ossadas de negros escravizados emergiram. E dentro desse contexto, há 10 anos, a Roda de Samba da Pedra do Sal, que acontece sempre às segundas-feiras, canta e conta a cultura das memórias africanas dali, aquece a economia local e integra as comunidades da região, fazendo parte do roteiro turístico da cidade.
Nesta primeira roda (30 de abril) Marquinhos Diniz é o convidado especial e a exposição fotográfica sobre rodas de samba será do fotógrafo Ierê Ferreira. O projeto segue até junho, tendo em cada edição outros convidados especiais para participarem da roda. Além disso, haverá palestras em escola municipais, dentro de um processo de produção de conhecimento a respeito das características daquela região, buscando exaltar aos alunos as abrangentes e as ricas formas de expressão, oriundas da Região Portuária, da Pedra do Sal e o espaço geopolítico conhecido como Pequena África.
Serviço:
Evento: Comemoração dos 10 anos da Roda de Samba da Pedra do Sal
Data: 30.04.2018
Endereço: Rua Argemiro Bulcão – Largo da Prainha – Saúde
Horário: A partir das 18h
Entrada: Franca
Exposição Fotográfica: Ierê Ferreira
Convidado Especial: Marquinho Diniz
Crédito das fotos: Rede Carioca de Rodas de Samba