Roda de Conversa e Samba resgata “MEMÓRIAS DO SAPATEADO DO SAMBA”
Por Redação
A sambista, compositora, bailarina e dançarina Munique Mattos, comandará o aulão do Sapateado do Samba, no dia 18 de maio, como prévia em uma ação beneficente para arredar fundos para a Roda de Conversa e Samba Memórias do Sapateado do Samba, que acontecerá no dia 28 de maio na Casa Porto.
Aulão, no Darçarte, Av. Nossa Senhora de Fátima, 22 – 2º andar – Bairro de Fátima às 18h até às 19h, com contribuição financeira consciente.
Roda de Conversa e Samba na Casa Porto – Público Alvo: Professores, professores de Dança, estudiosos de dança e samba, artistas e público em geral.
No mês de maio comemora-se o dia internacional do sapateado. A arte do Sapateado foi mundialmente difundida pela indústria cinematográfica americana e seus musicais. Para muitos, a linguagem do sapateado é associada apenas à cultura estadunidense dos sapatos de couro com as sonoras chapinhas de metal no solado. Porém, existem diversificadas formas de se sapatear e em diversificadas culturas, como a cultura do Samba Carioca por exemplo.
Memórias do Sapateado do Samba pretende ser uma roda de conversa e samba em que o sapateado seja mote para despertar memórias sambísticas, históricas e sociais e trazer um olhar crítico sobre aspectos desvalorizantes da cultura local.
Para tanto, apresentaremos o vídeo Samba no Pé, do diretor Zeca Ligiero filmado em 1993 e parte do projeto Samba-drama desenvolvido na Unirio. Este vídeo contém argumentos do sambista Elton Medeiros sobre a existência de um sapateado específico da cultura carioca do samba mas, que no entanto, esse mesmo sapateado vem caindo no esquecimento das manifestações e imaginário popular.
Contaremos com as falas de Luiz Antonio Simas, escritor, professor e historiador; do acadêmico Zeca Ligiéro, coordenador do Núcleo de Estudos das Performances Afro-Ameríndias (NEEPA) na UNIRIO; de Renato Barreto, professor, pesquisador em danças populares e candomblecista; e de Munique Mattos bailarina, compositora, bacharel em dança e idealizadora do projeto. Tudo isso com a intermediação da Phd em História Comparada, Helena Teodoro.
E para concluir a roda de conversa, realizaremos uma roda de samba em que serão apresentadas composições consagradas e composições autorais que dialogam com o tema SAPATEADO. Também apresentaremos o repertório do Jongo, do samba de côco e com a participação do Movimento Samba na Fonte.
Serviços:
Aulão, no Darçarte, Av Nossa Senhora de Fátima, 22 2 andar – Bairro de Fátima às 18h até as 19H, com contribuição financeira consciente.
Roda de Conversa e Samba na Casa Porto
Público Alvo: Professores, professores de Dança, estudiosos de dança e samba, artistas e público em geral.
Data: 28/05/2018
Local: Casa Porto – Largo São Francisco da Prainha , 04 – Saúde
Horário: 19hrs – 22hrs
Vagas limitadas.
Sujeito à disponibilidade do local
Confirmação e contato: sapateadodosamba@gmail.com
Página: https://www.facebook.com/Sapateado-do-Samba-212670689494670/