Roda de Choro em Laranjeiras agora é patrimônio cultural do Estado
Por Redação
A Roda de Choro “Arruma o Coreto”, que acontece aos domingos na Praça São Salvador, em Laranjeiras, é declarada como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Rio de Janeiro. O Projeto de Lei (PL) 3639/2017 foi sancionado hoje (01/08), em segunda discussão, no plenário da ALERJ. Segundo o parlamentar, que também é membro da Comissão de Cultura da ALERJ, a roda de choro Arruma o Coreto é uma realidade no cenário cultural da Cidade do Rio de Janeiro, conhecida no Brasil e no mundo.
“Músicos da nata do choro já foram homenageados e sempre a visitam, dentre eles Caçula, Joel Nascimento, Silvério Pontes, Zé da Velha, Deo Rian, Cidinho 7 Cordas e Siqueira, dentre outros. Será uma homenagem mais do que justa!”, afirma o deputado Waldeck Carneiro. O Governador Luiz Fernando Pezão tem 15 dias para sancionar ou vetar o PL.
Cultura e Economia
A Roda, que acontece desde maio de 2007, é capitaneada pela flautista Ana Caetano, residente na referida praça, que enxergou uma oportunidade de aprimorar o seu aprendizado, junto com amigos estudantes, ao tocar no local, que se encontrava – à época – abandonado e sem qualquer atividade. “Foi uma forma de estudar e me desinibir tocando em público”, revela Ana. No início, sete amigos reuniram-se para tocar e desenvolver o estudo do choro. “Hoje, diversos músicos prestigiam o coreto e ativam a cultura e a economia da localidade”, ressalta Waldeck.