Rio de Janeiro: Boletim Epidemiológico da prefeitura mantém “frouxas” as restrições
Por Redação
“Nunca vi tanta gente com Covid no meu entorno como eu estou vendo”, diz prefeito do Rio
Com alto risco de transmissão, taxas de ocupação de leitos intensivos acima dos 90% e a classificação de epicentro da disseminação da variante Delta, a cidade do Rio prorrogou até o dia 30 de agosto as medidas restritivas na cidade, impedindo o funcionamento de boates, pistas de dança e eventos com aglomeração continuam proibidos. Atividades culturais, como shows e rodas de samba, só podem ter pessoas sentadas.
“Estamos, neste momento, com um pico de casos de Covid. Traduzindo aqui, nunca antes, no ano de 2021, nós não tivemos tantas pessoas com Covid na cidade do Rio de Janeiro como neste momento agora. Este é um dado relevante e todos nós que vivemos aqui percebemos isso. Pessoas próximas, familiares, amigos. Eu, pessoalmente, nunca vi tanta gente com Covid no meu entorno como eu estou vendo neste momento”, afirmou o prefeito Eduardo Paes.
A vacinação na capital atingiu, na manhã desta sexta-feira (20), 71,8% dos residentes vacinados. Se avaliada apenas a população alvo de adultos acima dos 18 anos, a taxa sobe para 91,8%. São 4.7 milhões de pessoas vacinadas com 1ª dose, 2.1 milhões de pessoas vacinadas com 2ª dose, e 137.5 mil pessoas vacinadas com dose única.
Para conter o número de óbitos pela doença (são 31.276 mortes por Covid-19 na capital), medidas como uso de máscara obrigatório seguem valendo. Veja detalhes do decreto:
– Seguem proibidos, assim como festas com vendas de ingresso em áreas públicas e particulares;
– Bares, lanchonetes, restaurantes e quiosques podem funcionar com música ao vivo e consumo apenas de clientes sentados com distância mínima de 1,5 metros e com mesas e cadeiras limitadas a oito ocupantes;
– Casas de espetáculo, concertos e apresentações precisam manter distanciamento mínimo de 1,5 metro entre participantes com lotação máxima de 40% em locais fechados e
– Rodas de samba podem acontecer com distanciamento mínimo de 1,5 metros entre participantes e lotação máxima de 40% em locais fechados e 60% em locais abertos, apenas com público sentado.
Restrições podem aumentar
O prefeito ressaltou em sua fala que a vacinação da população deve estar colaborando para que muitos casos não tenham se agravado. Ele afirmou que está acompanhando mais de perto a evolução nos números da doença na cidade.
“Não podemos permitir que esses casos, que são o maior número de casos desde o início deste ano, se agravem e terminem em óbito. A gente precisa da colaboração da população, entendendo que, neste período de inverno, temos tradicionalmente uma maior transmissão da doença”, afirmou o prefeito.
Eduardo Paes afirmou que, caso os números de agravamento e mortes aumentem, ele pode decidir pelo aumento das restrições na cidade.
Eduardo Paes. Foto: Marcelo Piu/Prefeitura do Rio
OPINIÃO
Apesar desta última declaração do prefeito Eduardo Paes, o jornalista Marcelo Faria do Portal Sambrasil e do Portal Sambrasil Turismo e Cultura acredita que é necessário sim, a tomada de medida mais radical. Países como melhores condições econômicas, sanitárias e de sistemas de saúde, AFROUXARAM / FLEXIBILIZARAM E OS NÚMEROS DE CASOS DE CONTAMINAÇÃO, RECONTAMINAÇÃO, ALÉM DOS DE MORTES VOLTARAM A CRECER E já optaram pelo LOCKDOWN, por mais de uma vez, como forma de conter o contágio pelo coronavirus, já com as novas cepas, linhagens e variantes do Sars-CoV-2, principalmente a DELTA, altamente transmissível, que assustam e preocupam o mundo pela possibilidade de ter uma capacidade maior de transmissão.
Fato é que não se pode contar com a consciência, o bom senso, o amor ao próximo e muito menos pelo respeito à VIDA, por grande parte da população. O que mais se vê são péssimos exemplos como: o NÃO USO DA MÁSCARA, A FALTA DE RESPEITO ÁS LEIS, AGLOMERAÇÃO EM TODO LUGAR, NO COMÉRCIO DE FORMA GERAL, OS SUPERMERCADOS E SHOPINGS DEIXARAM DE FAZER O CONTROLE DE ACESSO DE PESSOAS, NOS EVENTOS, BAILES FUNKS E SHOWS CLANDESTINOS, PARTICULARES OU PÚBLICOS E POR AÍ VAI!
Portanto, até quando, as pessoas que fazem o correto pela preservação da vida, serão obrigadas, cerceadas da sua liberdade para fazer o que é essencial em segurança? Esse é o questionamento do jornalista Marcelo Faria, do Portal Sambrasil e do Portal Sambrasil Turismo e Cultura.
Vale lembrar que milhares de vidas ainda são ceifadas, mesmo quando o indivíduo tenha recebido as duas doses da vacinação, o que reforça a necessidade de redobrar a atenção, pois, mesmo vacinado, o indivíduo, pode ser contaminado e ainda pior, continua contaminando quem está em sua volta. A vacina é uma proteção? SIM, #VACINASIM ! A vacina protege o indivíduo de desenvolver a forma grave da Covid-19, conforme a ciência sempre explica.
PORÉM, NÃO VOU ME OMITIR E NEM MESMO ME CALAR, INCLUSIVE, COMO SEMPRE FIZ E ME POSICIONEI SOBRE QUALQUER ASSUNTO, ONDE PRECISAR HAVER UM POSICIONAMENTO EM NOSSO EDITORIAL.
ATENÇÃO, ATENÇÃO!
MAIS QUASE 600 MIL MORTES OCORRIDAS NO BRASIL.
MESMO COM VACINA, E JÁ TENDO RECEBIDO A SEGUNDA DOSE, MUITA GENTE ACHA QUE ESTÁ TUDO LIBERADO, INCLUSIVE, SEMPRE FOI UM PENSAMENTO DE GRANDE PARTE DA POPULAÇÃO MESMO ANTES DO INÍCIO DA VACINAÇÃO.
DEIXO CLARO QUE ENQUANTO A POPULAÇÃO NÃO ENTENDER QUE A VIDA É O QUE TEMOS DE MAIS IMPORTANTE E QUE É UM DOM DE DEUS. PORTANTO, É FUNDAMENTAL PEESERVÁ-LA INDEPENDENTEMENTE DOS GOVERNANTES, NAS TRÊS INSTÂNCIAS, MUNICIPAL, ESTADUAL E FEDERAL, OS MESMOS QUE VOCÊ ELEGEU, E QUE CONTINUAM A BRINCAR DE MARIONETE COM A POPULAÇÃO. E ESTA MESMA POPULAÇÃO, CONTINUAR SENDO IRRESPONSÁVEL COM SUAS PRÓPRIAS VIDAS, ESSA PANDENIA NÃO ACABARÁ E NÃO ADIANTA BUSCAR CULPADOS, POIS, AS ESCOLHAS PARA PRESERVAÇÃO DA VIDA,.
É E SEMPRE SERÁ UMA ESCOLHA E DECISÃO SOMENTE SUA E INDIVIDUAL.
ÚNICA E EXCLUSIVAMENTE SUA!
DESSA FORMA E SOMENTE DESSA FORMA, PENSANDO NO AMOR DE DEUS, A DEUS E AO PRÓXIMO, AÍ SIM PODEREMOS PENSAR NO FIM DA PANDEMIA E EM DIAS MELHORES.
SENSATEZ, SABEDORIA E GESTOS CONCRETOS PELA PRESERVAÇÃO DA VIDA, NOS LEVARÃO A ENXERGAR ESSA LUZ NO FIM DO TÚNEL E ESSA LUZ É JESUS CRISTO!
#JORNALISTAMARCELOFARIA
@PORTALSAMBRASIL
@AGENCIASAMBRASIL
@SAMBRASILTURISMOECULTURA
Agradecemos pela sua visita, por ler essa matéria e principalmente pelo prestígio da vossa audiência!
Compartilhe com seus amigos e pessoas que conheça para que conheçam o nosso conteúdo. E que também continuem nos prestigiando e se possível, nos seguindo em nossas redes sociais através do:
Instagram: https://www.instagram.com/sambrasilturismoecultura/
YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCRQn6jlELDq9C57WGQegATw
Facebook: https://www.facebook.com/SambrasilTurismoeCultura
Twitter: https://twitter.com/PortalSambrasil
Spotify: https://open.spotify.com/user/x8yhy7k5ox83rzi81pxo3nikp
SoundClound: https://soundcloud.com/sambrasilpodcasts
https://soundcloud.com/sambrasilpodcasts1
Torcemos para que tudo esteja bem com você e com toda a sua família. Cuide-se!
PARA EVITAR O CONTÁGIO PELO CORONAVÍRUS, TRÊS REGRAS BÁSICAS QUE SALVAM E PRESERVAM VIDAS DEVEM SER SEGUIDAS E ADOTADAS: USO DE MÁSCARA, HIGIENIZAÇÃO E A NÃO AGLOMERAÇÃO / DISTANCIAMENTO SOCIAL.