Browse By

Reinauguração do Solar Wilson Moreira recebe Nelson Sargento

Por redação

Os fãs do sambista Wilson Moreira têm um bom motivo para comemorar: o Centro Cultural Solar Wilson Moreira, espaço que agitou culturalmente o bairro Praça da Bandeira por anos, está com data marcada para voltar a funcionar.

Depois de dois anos sem programação por falta de espaço, o centro retoma as atividades neste sábado, dia 17. O evento tem início às 14h e as entradas custam R$20,00. Caldos, porções e bebidas à venda no local. Lembrando que toda renda arrecadada será destinada à manutenção do espaço.

Além da presença do baluarte Wilson Moreira, a roda recebe o mestre Nelson Sargento, acompanhados pelos músicos do Bloco Amigos do Wilson Alicate.

Nelson Sargento

Um dos mais importantes sambistas da Velha Guarda ainda em atividade, Nelson Sargento compôs um dos mais importantes sambas da história: “Agoniza, Mas Não Morre”. Ao longo de sua carreira, fez parcerias com importantes nomes da música popular brasileira. Entre eles, o antológico conjunto “A Voz do Morro”, formado por Zé Kéti, Elton Medeiros, Carlos Cachaça, Cartola e Darcy da Mangueira.

Wilson Moreira

Natural de Realengo, Wilson Moreira é considerado um dos grandes patrimônios vivos do samba e um especialista em arte e cultura negra, sendo referência pelos jongos, ijexás, partidos-altos e outros gêneros que compõe. O sambista já emplacou obras na Mocidade Independente de Padre Miguel e Unidos da Tijuca, fez parte da ala de compositores da Portela e da escola de samba Quilombo.

Autor de sucessos como “Ao Povo em Forma de Arte” e “Noventa Anos de Abolição”, Wilson Moreira possui uma rica trajetória como compositor popular. O resgate destas tradições torna-se fundamental para as novas gerações compreenderem a importância da origem do samba-enredo e das próprias escolas de samba do Rio de Janeiro.

Mussum Forévis – Samba, Mé e Trapalhões

Por Redação O Portal Sambrasil disponibiliza em sua coluna BiblioSamba, a primeira ...

Learn more