Quilombo do Grotão recebe a roda Samba de Fé neste domingo (07)
Por redação
Samba de Fé, neste domingo 07 de abril, de 14h às 19h, no Quilombo do Grotão, em Niterói, capitaneado pelo cantor André Jamaica. A roda, que valoriza a religiosidade e a musicalidade afro-brasileiras, também divide as atenções com a feijoada caseira tradicional do Quilombo.
Roda de samba do projeto “Samba de fé”, com o cantor André Jamaica. Saudação à Ogum.
O projeto Samba de fé — que une uma roda de samba como as dos antigos terreiros cariocas, valorizando a religiosidade e a musicalidade afro-brasileiras, com feijoada caseira — em 2019 completa cinco anos de existência e resistência no histórico Quilombo do Grotão, localizado na cidade de Niterói, sob o comando do cantor e compositor André Jamaica. Tradicionalmente, acontece sempre no primeiro domingo de cada mês, das 14h às 18h, tendo a edição de abril marcada para o domingo 07 e em saudação ao orixá Ogum.
André Jamaica (que criou e integra há quase dez anos o grupo “Sambalangandã”) carrega um repertório marcado por sambas de roda e sambas que falam da mitologia africana, transformando seus shows em verdadeiros terreiros musicais, sempre trazendo os versos de Clementina de Jesus, Roque Ferreira, Wilson Moreira e Nei Lopes, Dorival Caymmi, além de interpretar composições populares (e menos populares) de compositores consagrados, como Cartola, Noel Rosa, Ismael Silva, Candeia, Paulo César Pinheiro e João Nogueira. Também canta a poesia e o lirismo dos descendentes de escravos e retirantes nordestinos que ilustram as dificuldades destes bravos antepassados.
Ele iniciou sua carreira artística tocando em bares da Baixada Fluminense, região onde nasceu e se criou. No início da década de 90, fez voz e violão no lendário Daniel’s Bar, em Nova Iguaçu, integrando também o grupo de teatro de encomenda “Agito Cultural”. Morando em Niterói, assumiu os vocais da banda “Caô de Raiz”. Um ano depois, a banda ganhou os prêmios de “Melhor Banda” e “Melhor Música” no festival universitário “Som da UFF”, em 2007, e no ano seguinte lançou o CD “Só o Caô expulsa o demônio das pessoas”, no Circo Voador. Participando de rodas de samba amadoras na universidade, integrou o Conjunto “Feijão de Corda”, grupo que comandou uma histórica roda de samba na praça da Cantareira, em Niterói, e que agrupava cerca de mil pessoas por edição. Trabalhou com artistas como Luiz Carlos da Vila, Monarco, Velha Guarda da Mangueira, Wilson Moreira e Jongo da Serrinha. Influenciado por cantores como Mário Reis, Ciro Monteiro, Roberto Silva, Clara Nunes e Roberto Ribeiro, André Jamaica passou a receber convites para participações em rodas de samba, o que propiciou a popularização da sua voz de timbre inconfundível.
Em 2009, participou do projeto “Velho Bandido – O Bloco do Sérgio Sampaio”, no Teatro de Arena da Caixa, no Rio, dividindo o palco com Luiz Melodia. Foi um dos criadores e integra como vocalista o grupo “Sambalangandã”, conjunto que fez sucesso por sete anos no espaço “Mercado das Pulgas”, em Santa Teresa, mantendo-se como uma das rodas de samba mais apreciadas do Rio de Janeiro, e que em 2014 lançou o CD “Fuzuê”. Desde 2014 também comanda o projeto “Samba de Fé”, no Quilombo do Grotão, projeto que valoriza a religiosidade afro-brasileira através do samba.
Evento do FB: https://www.facebook.com/events/807750919582102 .
Serviço:
Roda de samba – projeto “Samba de fé”, com o cantor André Jamaica
Data: domingo 07 de abril
Horário: 14h – 19h
Ingressos: R$20
Classificação etária: livre
Feijoada caseira (individual) servida por R$25
Local: Quilombo do Grotão
Endereço: Rua 41, Sítio Manoel Bonfim, Serra da Tiririca, Engenho do Mato – Niterói
Tel: (21) 99650-2825