Premio Machine 2018 será entregue no dia 20/03 no Imperator
Por Redação
É com grande satisfação que o Portal Sambrasil – www.sambrasil.net destaca em suas notícias a entrega do Prêmio Machine 2018 – BASTIDORES DO CARNAVAL CARIOCA. O Portal Sambrasil do jornalista Marcelo Faria foi o grande vencedor da categoria Cobertura Jornalística na Edição de 2017, eleito por unanimidade pelo júri técnico, formado por profissionais reconhecidos no mundo do samba e do carnaval.
Serão 27 profissionais premiados, distribuídos em cinco categorias. A 3ª Edição do Prêmio Machine será realizada no dia 20 de Março, terça-feira às 18h no Centro Cultural João Nogueira (Imperator), e esta edição conta com novidades na premiação.
O Prêmio Machine nasceu em 2016, idealizado por Cátia Calixto, coordenado por Denise Pinto Pereira e Elizabeth Rodrigues. Com o perfil de premiar àqueles que aos olhos de uma maioria, não passam de ilustres desconhecidos, passando pela passarela do samba anonimamente; e homenagear ao Síndico da Passarela, José Carlos Farias Caetano, o MACHINE. É uma premiação extraoficial dos Bastidores do Carnaval Carioca. O evento foi inspirado na história do “Síndico do Samba”, o Machine. Ele está na passarela do samba desde a sua fundação, começou como faxineiro, depois de fazer de tudo no carnaval, virou Síndico da Passarela.
Nesta edição foi escolhido para receber o prêmio “Homenagem Especial” o Sr. Luiz Fernando do Carmo, mais conhecido como ‘Laíla’. Personalidade forte, contestador e inovador, estas são as características marcantes que definem bem o nosso homenageado especial. Além de Laíla, serão homenageados também Maria Helena e Bagdá na categoria ‘Lenda Viva do Carnaval’ e Carlinhos Brilhante na categoria ‘Wikibamba’. Todo ano o Pavilhão do Prêmio Machine recebe um casal de Porta-Bandeira e Mestre-Sala convidados, nesta edição quem dividirá o palco do Imperator com o nosso casal, Ângela Bulhões e Wladimir Bulhões, será o casal da G.R.E.S. São Clemente, Fabrício Pires e Amanda Poblete.
A premiação ganhou mais modalidades em suas categorias, além das já existentes, na Categoria Cobertura Jornalística foi incluída a modalidade Fotógrafo; e em Preparação de Desfiles foram incluídas as modalidades Ala da Força e Apoio de Destaque. Como avisamos anteriormente, este ano por motivos alheios a nós (não realização de ensaios técnicos) o procedimento de indicação e escolha do vencedor foi alterado. Lembrando como era: Em duas categorias específicas (Cobertura Jornalística e Preparação de Desfile), a coordenação indicava os 03 (três) profissionais e um Corpo Técnico (Profissionais reconhecidos no mundo do carnaval) escolhia o vencedor de cada modalidade.
Este ano tomamos a seguinte resolução: A Equipe Machine que esteve presente em todos os ensaios de porta-bandeira e mestre-sala; comissão de frente; alas coreografadas e bateria, que aconteceram à noite e nas madrugadas na Sapucaí durante as semanas de Novembro/17 a Fevereiro/18, e, durante os desfiles oficiais do carnaval na Passarela, junto com a coordenação do Prêmio fizeram as indicações, e em um processo de votação interna e secreta será escolhido o vencedor, a identidade do vencedor só será conhecida no dia da premiação, uma hora antes da cerimônia será feita a contagem dos votos. Ficando assim excluído (excepcionalmente) o Corpo Técnico, já que, devido a falta de ensaios técnicos na Sapucaí, não teriam como analisar e escolher os indicados tendo apenas os dias de desfiles para tal função.