Paulo César Pinheiro lança o livro coletânea “Figuraças”
Por Marcelo Faria
Aos 70 anos de idade e dono de uma trajetória fantástica, sempre evidenciada por sua genialidade ao compor, o sambista, também viaja por outros caminhos, em especial pela literatura.
O Portal Sambrasil traz esta ótima dica de leitura em sua coluna BiblioSamba.
O lançamento do livro acontece na Livraria Folhas Seca, com tarde de autógrafos e roda de samba com o grupo Jequitibá do Samba, a partir das 14h.
Rua do Ouvidor 37, Centro, Rio de Janeiro, RJ
Tel: 21 25077175
SINOPSE
Artista de muitas vozes, letrista de vários dos maiores clássicos do samba e da mpb, Paulo César Pinheiro é um verdadeiro mestre da palavra, e aqui ele renova sua arte em novos campos, cativando o leitor com suas histórias – tão bem vividas que logo ficamos íntimos de cada personagem. Todas essas figuras, por mais exóticas que pareçam, se baseiam em sujeitos reais presentes na vida do autor. Embora muito distintos entre si, cada um deles desperta uma narrativa surpreendente, e todos têm em comum essa amizade boêmia sempre regada a muita música. Paulo César Pinheiro nos apresenta estas histórias como se estivesse conversando numa roda de bar, trazendo uma homenagem afetuosa e especial a todas essas Figuraças imperdíveis, agora eternizadas em livro.
O livre reúne 23 relatos a respeito da trajetória de vida de personagens que povoaram a existência de Pinheiro, desde a juventude, em sua Angra dos Reis e em São Cristóvão, feitas na época em que escreveu no Pasquim. “Aventuras de pessoas simples cuja existência é povoada pela ousadia e a sabedoria da malandragem, fazem parte desse delicioso mosaico de personagens que viviam no Rio até os anos 60 (…) Perna de Galo,Banana, Pneu-Balão, Baita, Orora e tantos outros”, diz o prefácio da obra.
Paulo César Pinheiro nasceu no Rio de Janeiro em 1949. Com mais de 1.400 músicas gravadas por diversos intérpretes e 10 álbuns lançados, é também autor de trilhas para cinema, teatro e TV. Publicou os livros de poesia Canto brasileiro (Cia Brasileira de Artes Gráficas, 1976), Viola morena (Tempo Brasileiro, 1984), Atabaques, violas e bambus (Record, 2000), Clave de sal (Gryphus, 2003), Sonetos sentimentais pra violão e orquestra (7Letras, 2014) e Poemúsica (7Letras, 2018) , os romances Pontal do Pilar (Leya, 2009) e Matinta, o bruxo (Leya, 2011) e o livro de contos Histórias das minhas canções (Leya, 2010). É autor das peças Besouro Cordão de Ouro (vencedor do Prêmio Shell de Teatro2006) e Galanga Chico Rei (2012). Foi premiado com o Grammy em 2002 e recebeu o Prêmio Shell pelo conjunto de sua obra em 2003.
DADOS DO PRODUTO
FIGURAÇAS
autor: Paulo Cesar Pinheiro
editora: 7 Letras
título: FIGURAÇAS
isbn: 9788542107593
segmento específico: CRONICA BRASILEIRA
idioma: Português
encadernação: Brochura
formato: 14 x 21 x 1,3
páginas: 184
ano de edição: 2019
ano copyright: 2019
edição: 1ª