Parque Madureira passa a se chamar Mestre Monarco

Por Redação
Em decreto publicado na edição de quinta-feira (16/12) do Diário Oficial do Município, ficou determinado que o Parque Madureira agora passa a se chamar Parque Madureira Mestre Monarco. É uma homenagem da Prefeitura do Rio a Hildemar Diniz, o Monarco, cantor, compositor e presidente de honra da Portela, que morreu no último sábado (11), aos 88 anos, vítima de complicações de uma cirurgia.
Baluarte sempre será uma grande referência, um ícone gigante do samba, com músicas gravadas por artistas como Paulinho da Viola, Zeca Pagodinho e Martinho da Vila, entre outros.
Com mais de 217 mil metros quadrados, o agora Parque Madureira Mestre Monarco atravessa os bairros de Madureira, Turiaçu, Rocha Miranda e Honório Gurgel.
Criado em 2012, o maior espaço de lazer da região está localizado entre os bairros de Madureira, Rocha Miranda e Honório Gurgel e foi batizado à época como Parque Madureira Rio +20, em referência à conferência climática mundial sediada no Rio naquele ano.
Entre as considerações para mudar o nome do Parque, o prefeito – portelense – Eduardo Paes justifica que “Monarco foi um ícone entre os maiores compositores e cantores populares do Brasil”, que “o sambista simbolizava o que há de mais genuíno na cultura nacional”, e ainda cita um velho e famoso samba da escola de Oswaldo Cruz. “Nem posso me lembrar, se for falar da Portela, hoje não vou terminar”.
O cantor e filho do Monarco, Marquinhos Diniz, ficou emocionado com a homenagem ao pai. “Madureira foi o lugar onde papai viveu muitos anos da vida. Eu fiquei muito feliz quando li no jornal sobre a mudança no nome”, disse. “Muitos ainda não conhecem o Monarco da Portela como eu e o meu irmão conhecemos, o cidadão. Eu poderia passar horas falando dele. Monarco conhecia de tudo, era um pai muito solícito. Às vezes, para ele caminhar 300 metros na rua, demorava mais de uma hora, porque era tanto abraço, tanto aperto de mão, tanta história. Viva Monarco!”
Já Serginho Procópio, músico da velha guarda e ex-presidente da azul e branco, disse que tinha Monarco como o seu segundo pai. Ainda que feliz, ele lamenta que a homenagem não tenha sido feita em vida. “Infelizmente, ele não está aqui para ver essa homenagem. Mas é uma justa homenagem para quem fez muito pelo bairro, pela história e pelo samba. Eu me sinto mais honrado ainda por ele ter me colocado como substituto dele na velha guarda”, conta.
“O Monarco merece”, diz Jane Carla, presidente da Ala das Baianas da escola e cantora da Velha Guarda Show da Portela. Ela e sua família eram amigos próximos do sambista. “Somos portelenses de Oswaldo Cruz. A família está aqui para ver essa homenagem, os amigos também. Essa é uma homenagem muito importante para a memória dele, para a família, para a Portela, para Madureira e para Oswaldo Cruz”.
Agradecemos pela sua visita, por ler essa matéria e principalmente pelo prestígio da vossa audiência!
Compartilhe com seus amigos e pessoas que conheça o nosso conteúdo jornalístico e de entretenimento, e que também continuem nos prestigiando e se possível, nos seguindo em nossas redes sociais através do:
Instagram: https://www.instagram.com/portalsambrasil/
YouTube: https://www.youtube.com/c/PortalSambrasil
Facebook: https://www.facebook.com/PortalSambrasil
Twitter: https://twitter.com/PortalSambrasil
Spotify: https://open.spotify.com/user/x8yhy7k5ox83rzi81pxo3nikp
SoundClound: https://soundcloud.com/sambrasilpodcasts
https://soundcloud.com/sambrasilpodcasts1
Torcemos para que tudo esteja bem com você e com toda a sua família. Cuide-se!
PARA EVITAR O CONTÁGIO PELO CORONAVÍRUS E DE SUAS VARIANTES, INCLUSIVE JÁ EXISTE A MAIS NOVA, CHAMADA DE ÔMICRON, BASTANTE CONTAGIOSA. AS TRÊS REGRAS BÁSICAS QUE SALVAM E PRESERVAM VIDAS DEVEM SER SEGUIDAS E ADOTADAS: USO DE MÁSCARA, HIGIENIZAÇÃO E A NÃO AGLOMERAÇÃO / DISTANCIAMENTO SOCIAL.
AH! VACINE-SE! A VACINAÇÃO LHE AJUDARÁ MINIMIZANDO OS CASOS GRAVES.
[frontpage_news widget=”1276″ name=”Conteúdo Geral”]