Browse By

Origem da palavra Samba

Por redação

O nome “samba” vem de uma língua africana chamada banto, falada em Angola. Há duas versões para sua origem: ou ele deriva do termo semba (bater umbigo com umbigo), ou é uma junção de sam (pagar) e de ba (receber). Nas antigas rodas de escravos se praticava a umbigada, dança em que dois participantes davam bordoadas um no baixo-ventre do outro.

A palavra samba foi utilizada pela primeira vez em 1838, pelo frei Miguel do Sacramento Lopes da Gama. O nome apareceu em uma quadrinha publicada na revista pernambucana “Carapuceiro”. Na ocasião, o termo foi usado para distinguir um dos tipos de música introduzidos pelos escravos africanos – ainda não era o samba que conhecemos hoje.
A origem do samba mistura-se com a história do país. Um ritmo que originou-se do batuque da música dos escravos que trouxeram ao Brasil uma rica cultura da África,  mesclando com o cenário musical do Rio de Janeiro no século XIX. Os historiadores contam que as primeiras rodas de samba foi surgindo na cidade em locais onde existiam mães e pais de santo. A música incorporou, além do batuque africano, maxixe e polca e, para chegar à forma que conhecemos hoje, veio o tamborim, o surdo e a cuíca, criados no bairro Estácio de Sá, no Rio, por volta de 1920.

Sonho da Cidade do Samba 2 está mais próximo de virar realidade

Por Redação O Portal Sambrasil apurou que quatro escolas da Série A estão sem ...

Learn more