Browse By

Nova edição da Feira das Yabás neste domingo (09)

Por Redação

Com nove meses de existência, a Feira das Yabás tem nova apresentação no próximo domingo (09), com show de Wilsom Moreira e o Jongo da Serrinha, e duas grandes homenagens, a primeira, a inauguração do palco Pirulito, músico percursionista e que fazia parte da banca da Feira das Yabás, além da homenagem aos 30 anos de saudade da sambista Clementina de Jesus. O evento acontece na Praça Paulo da Portela s/n, em Oswaldo Cruz, a partir das 13h. A festa começa cedo com a roda de samba do cantor Marquinhos de Oswaldo Cruz. A Feira das Yabás é o maior evento a céu aberto do Rio de Janeiro e é de graça.

 

Além de uma boa música, o público ainda pode aproveitar para experimentar a culinária típica dos subúrbios cariocas e pratos de origem africana nas 16 barracas que participam do evento sob o comando das matriarcas das famílias mais importantes e tradicionais da região de Oswaldo Cruz: uma grande cozinha a céu aberto. Entre as muitas opções estão o mocotó e o aipim com carne secada Tia Surica, baluarte da Velha Guarda da Portela. A refeição mais concorrida é a rabada com batata da Dona Neném, a mais velha das tias, com 87 anos, que também prepara rabada, angu e bolinho de abóbora recheado com carne-seca. Neide Santana serve feijoada de camarão, angu à baiana e feijão amigo. Já na barraca da Jane Carla é vendido cozido de peixe.

 

A barraqueira Romana vai de carré com couve à mineira, jabá e caldinhos de mocotó, feijão e ervilha. Bobó de camarão é o prato da Jussara, e Selma Candeia, filha do sambista Candeia, oferece abóbora com carne seca. A combinação de peixe frito, molho de camarão, pirão e arroz fica sob a responsabilidade da Tia Nira. Já Tia Edith apresenta macarrão com carne assada, enquanto Vera Caju mostra o seu cozido, camarão frito e caldo de abóbora. Rose serve a deliciosa galinha com quiabo, e Jane Pereira mostra o jiló frito, além de caldos e canjas. Rosângela Maria leva a tripa lombeira e o bolinho de bacalhau para Feira, e Marlene apresenta roupa velha e feijoada. E se você ainda não estiver satisfeito, pode experimentar a vaca atolada, a carne com aipim e o bolinho da Tia Natércia e da Sueli. Para arrematar, a barraqueira Vera de Jesus prepara doces deliciosos.

 

Feira das Yabás:

A primeira edição da Feira das Yabás aconteceu em 2008, por iniciativa de Marquinhos de Oswaldo Cruz, que depois de recriar o Trem do Samba e a feijoada da Portela, resolveu cantar seus sambas na quadra da Portelinha, regado a macarrão com carne assada. Nascia, assim, a primeira edição da Feira, que hoje reúne milhares de visitantes de todas as regiões do Rio.

 

Serviço:

Feira das Yabás – Gastronomia e Roda de Samba

Marquinhos de Oswaldo Cruz recebe a cantora Leci Brandão

Quando: Domingo, 14 de Maio de 2017.

Aniversário de 9 anos.

Hora: a partir das 13h.

Local: Praça Paulo Portela, Oswaldo Cruz – Rio de Janeiro.

Evento gratuito

Classificação: Livre

Mais informações: 21- 97042-3110

ELIANE FARIA APRESENTA O SHOW NOBREZA 25 ANOS

Por Redação A primogênita do Paulinho da Viola, faz bodas de prata musical e comemora no ...

Learn more