Nos 80 anos de João Nogueira será comemorado com álbum que traz seis sambas inéditos
Por Redação
Hoje é dia de celebrar os 80 anos do saudoso e genial sambista, João Nogueira, para tal, chega às plataformas digitais o álbum “Nascidos no Subúrbio”, que reúne seis gravações inéditas do artista e outras faixas menos conhecidas do grande público. O Portal Sambrasil, inclusive, na data de hoje (12/11), completa 12 anos no AR e a data foi escolhida justamente por ser o dia do nascimento de João Nogueira e do Paulinho da Viola, dois grandes ídolos do jornalista Marcelo Faria.
O magistral sambista deixou seu amado Méier, o Rio de Janeiro e todo o Brasil em choro apertado ao nos deixar precocemente em 2000, aos 58 anos. Era letrista refinado, melodista idem, herdeiro legítimo da fina-flor do samba carioca e neste dia é lembrado com um belo trabalho que merece ser conhecido. O álbum será lançado em live no Instragram Samba em Rede, com a capa de Mello Menezes, apresentação de Adelzon Alves e arranjos de Cláudio Jorge e Marinho Boffa entre outras pérolas, No álbum “Nascidos no Subúrbio”, das músicas selecionadas, cujo título vem dos primeiros versos de “Espelho”, há canções do sambista sozinho, e com parceiros conhecidos, como Paulo César Pinheiro, conta Didu Nogueira, sobrinho e ex-produtor de João, que juntou-se ao violonista Jorge Simas, que trabalhou com o cantor-compositor por um bom tempo e foi seu diretor musical para realizar o trabalho, que tem a participação da irmã de João e mãe de Didu, a cantora Gisa Nogueira; e Diogo Nogueira, principal intérprete da obra do pai. A dupla caprichou na seleção de músicos para participar do projeto: Claudio Jorge, Helio Delmiro, Mauricio Verde, Herlon Bueno e Guinga, como convidados especiais, além dos arranjadores Marinho Boffa e João de Aquino.
O projeto foi custeado através de financiamento coletivo e terá seu show de lançamento no início de em janeiro no Teatro Rival Refit.
“João é um sambista clássico, herdeiro da linhagem de Ciro Monteiro e Miltinho, que valorizava de forma suave a divisão nas suas interpretações. Como compositor é daqueles que, mesmo sendo autodidata e, talvez por isso mesmo, tem na sofisticação de suas melodias aparentemente simples, um traço que o difere de outros grandes da sua geração”, afirma Didu Nogueira, que acumula boas histórias do tio pra contar.
Foi o sobrinho que resgatou essas seis canções ainda inéditas de João para o álbum. Uma com Jorge Simas, outra com Carlinhos Vergueiro, uma com Paulo César Pinheiro e duas com o baiano Edil Pacheco. Além disso, o álbum traz uma preciosidade: “Ela”, parceria de João com Nelson Cavaquinho e Paulo César Valdez. É a única música de João com Nelson Cavaquinho. Valdez, também já falecido, é filho de Elizeth Cardoso.
Didu lembra que João Nogueira foi a sua casa para conhecer seu filho recém-nascido antes de um show. “Resolvi perguntar ao João se conhecia bem o Nelson. Ele respondeu que durante meses, ele, Paulo César Pinheiro e Beth Carvalho viviam atrás do Nelson e, penso eu, que devia ser depois das rodas de samba do Teatro Opinião, onde Nelson fazia parte do cast. Aí, ele me disse que fez essa música com Nelson e PC Valdez”, relata Didu em entrevista à revista Carta Capital. Segundo Didu, João chegou a gravar a música por duas vezes num gravador de fita, mas ela acabou nunca sendo registrada em fonograma.
Agradecemos pela sua visita, por ler essa matéria e principalmente pelo prestígio da vossa audiência!
Compartilhe com seus amigos e pessoas que conheça para que conheçam o nosso conteúdo e que também continuem nos prestigiando e se possível, nos seguindo em nossas redes sociais através do:
Instagram: https://www.instagram.com/portalsambrasil/
YouTube: https://www.youtube.com/c/PortalSambrasil
Facebook: https://www.facebook.com/PortalSambrasil
Twitter: https://twitter.com/PortalSambrasil
Spotify: https://open.spotify.com/user/x8yhy7k5ox83rzi81pxo3nikp
SoundClound: https://soundcloud.com/sambrasilpodcasts
https://soundcloud.com/sambrasilpodcasts1
Torcemos para que tudo esteja bem com você e com toda a sua família. Cuide-se!
PARA EVITAR O CONTÁGIO PELO CORONAVÍRUS, TRÊS REGRAS BÁSICAS QUE SALVAM E PRESERVAM VIDAS DEVEM SER SEGUIDAS E ADOTADAS: USO DE MÁSCARA, HIGIENIZAÇÃO E A NÃO AGLOMERAÇÃO / DISTANCIAMENTO SOCIAL.
[frontpage_news widget=”1276″ name=”Conteúdo Geral”]