No Centenário de Geraldo Pereira, o Portal Sambrasil presta a sua homenagem
Por Redação
No dia 23 de abril de 1918, em Juiz de Fora – Minas Gerais, nasceu um dos mais representantes compositores brasileiro, principalmente por sua relação com o Samba.
Em homenagem ao centenário do sambista e compositor Geraldo Pereira, o Portal Sambrasil apresenta o filme “O Rei do Samba”, lançado em 1998, é cine-poema musical popular, que leva para ficção o sonho de uma pequena parte da vida e da obra do grande compositor brasileiro chamado Geraldo Pereira. O Rei do Samba, dirigido por José Sette e com Gerson Rosa no papel de Geraldo Pereira.
Veja aqui: O REI DO SAMBA https://sambrasil.net/sambrasil-tv/
Mineiro de nascimento, veio morar no Rio de Janeiro ainda criança, juntando-se ao seu irmão mais velho, Manoel ´Mané´ Araújo, no Morro de Santo Antônio, espécie de sub-bairro que integra o Morro da Mangueira, na Zona Norte da cidade. No local, teve nas rodas de calango seus primeiros contatos com a música. Depois, aprendeu a tocar violão e começou a compor seus primeiros sambas.
Aos poucos, foi descobrindo seu estilo, o samba sincopado, vertente do samba que se caracteriza pelo deslocamento do padrão rítmico, ao qual Geraldo acrescentou uma originalidade melódica muito pessoal, marca registrada que faz com que a maioria das composições (são, de acordo com os biógrafos, 77 músicas de autoria de Geraldo em total, mais muitas inéditas) do compositor seja facilmente identificável. Também em 1940, conheceu o cantor que iria se tornar seu “padrinho”, como carinhosamente chamou o intérprete que gravaria mais músicas (doze em total) de sua autoria: Cyro Monteiro. O cantor afirmou, num depoimento registrado, em 1970, no arquivo ´Depoimentos para a Posterioridade´, do Museu da Imagem e do Som, no Rio de Janeiro, que as músicas de Geraldo Pereira ´dizem o que você interpreta como se fosse seu´ e que ele era um dos seus compositores prediletos, em termos de afinidade e sensibilidade. A primeira gravação de Cyro Monteiro foi “Acabou a sopa”, em 1940, depois seguiram, entre outras, “Ela não teve paciência”, (1941), “Quando ela samba” (1942) e “Você está sumindo” (1943), sambas nos quais as letras já revelam a complexidade na construção da figura feminina na obra de Geraldo Pereira, sendo que na configuração da personagem feminina, retratada pelo eu lírico masculino se manifesta o desejo feminino de ser dona de seu próprio destino amoroso, retrato de mulher longe do papel submisso ao qual se vê submetida, por exemplo, a Emília de Ataúlfo Alves. Uma de suas mais conhecidas composições é Falsa Baiana, gravada originalmente em 1944, que sugere o questionamento de símbolos da autenticidade brasileira.
Foi amigo de Cartola, também sambista. Inovador da MPB, foi uma dos principais expoentes do samba sincopado que influenciaria a bossa nova anos mais tarde.
Geraldo Pereira morreu precocemente, aos 37 anos, no Hospital de Servidores Municipais, onde ele foi internado por ser funcionário da prefeitura. Foi dias após uma briga com o capoeirista Madame Satã, que teria sido provocado por Geraldo. A briga ocorreu, porém, não foi fator decisivo na morte prematura, já que, de acordo com os biógrafos do compositor, ele já vinha sofrendo de sangramento intestinal que foi agravando no decorrer dos últimos anos de vida.