Morre Tia Maria, a Matriarca do Jongo da Serrinha, no Rio de Janeiro
Por redação
Infelizmente, agora a pouco, faleceu no Rio de Janeiro, Tia Maria – A Matriarca do Jongo, aos 98 anos.
Na manhã deste sábado, durante a aula de Jongo para adultos, a NOBRE JONGUEIRA, sentiu-se mal e foi levada ao PAM de Irajá, onde não resistiu. A causa da morte não foi informada.
Tia Maria deixa órfão o filho Ivo, 2 netos (as) e os 4 bisnetos (as), além de toda a comunidade jongueira da Serrinha.
Maria de Lourdes Mendes, a Tia Maria do Jongo da Serrinha, no alto dos seus 98 anos, sempre foi atuante e ainda realizava os shows programados, recentemente, recebeu a justa homenagem, sendo premiada com o troféu Sim Igualdade Racial, na categoria Cultura – Arte em Movimento.
O Portal Sambrasil solidariza-se com toda a família, amigos e fãs e registra os mais sinceros sentimentos de pêsames e respeito, por tudo que Tia Maria significa e representa e além de seu gigante legado deixado para a cultura do Jongo e do Samba.
Em suas últimas entrevistas, ela contou ao Portal Sambrasil do Jornalista Marcelo Faria, suas primeiras lembranças do jongo, uma festa em que as pessoas passam a madruga dançando em volta da fogueira, cantando e celebrando o amanhecer.
Segundo Tia Maria, quando era criança o jongo era praticado apenas por pessoas mais velhas e quase escondido. Ela relembra que sua mãe a colocava para dormir e depois ia dançar o jongo no quintal de casa. Tia Maria ainda conta que só começou a dançar o jongo depois de adulta.
Além do Jongo, Tia Maria também foi uma das fundadoras da escola de samba Império Serrano. A verde e branco de Madureira nasceu no quintal da sua casa e a jongueira era a última fundadora viva do Império.
Veja a entrevista:
Ainda não temos informações sobre o velório e o sepultamento da nossa querida Tia Maria. Em breve informaremos.