Morre o grande sambista Bira Presidente, fundador do Cacique de Ramos e do Fundo de Quintal

Por: Gilvan Lopes BackEnd: Jaqueline Costa
Luto no samba. Bira Presidente, fundador do Cacique de Ramos e do grupo Fundo de Quintal, morreu na noite de sábado (14), aos 88 anos, em decorrência de complicações do câncer de próstata e Alzheimer. Com a notícia, autoridades, famosos, e sobretudo o mundo do samba, lamentaram e prestaram suas homenagens ao grande artista.
Nascido em 23 de março de 1937, no Rio de Janeiro, cresceu no bairro de Ramos, na Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro, desde cedo, esteve ligado ao universo do samba. Aos sete anos, teve seu “batismo no samba” na Estação Primeira de Mangueira, sua escola de coração. Bira fundou, junto com amigos e familiares, o Grêmio Recreativo Cacique de Ramos, em 20 de janeiro de 1961, o bloco carnavalesco se tornou um dos maiores centros culturais do samba no Brasil. No final dos anos 1970, das rodas do Cacique, surgiu o grupo Fundo de Quintal, com Bira como um dos fundadores, o grupo inovou ao incorporar instrumentos como tantã, repique de mão e banjo, criando uma nova sonoridade que revolucionou o samba de raiz, influenciando músicos e as rodas de samba Brasil afora.
Ubirajara Félix do Nascimento morreu aos 88 anos no sábado, 14/06, em decorrência de complicações do câncer de próstata e Alzheimer. O velório será na segunda-feira, 16/06, de 14h às 16h30, na Capela 9 do Cemitério Jardim da Saudade, em Sulacap, Zona Oeste do Rio de Janeiro. E nós, do Portal Sambrasil, deixamos um forte abraço a família desse pilar da MPB, que tanto engrandeceu o samba, que ele descanse na merecida paz.