Morre Djalma Falcão, ex- presidente do GRES União da Ilha do Governador
Por Redação
Compositor do samba A amizade, samba eternizado pelo Grupo Fundo de Quintal e vencedor de quatro sambas da escola insulana. Falcão sofria com um câncer de laringe há anos, ele estava internado há cerca de três meses numa clínica na Ilha do Governador
Com tristeza e pesar, o jornalista Marcelo Faria, através do Portal Sambrasil, se despede de um grande amigo e personagem do carnaval carioca. “Descanse em paz, prezado, querido, estimado e nobre Djalma Falcão!”
Djalma Falcão, ex-presidente da escola de samba União da Ilha do Governador, morreu na manhã desta sexta-feira (25), no Rio. Ele estava internado há cerca de três meses numa clínica na Ilha do Governador.
Falcão vinha lutando contra um câncer de laringe há anos. Ele assumiu a presidência da escola em 2018, em substituição a Ney Filardi, que retornou à presidência da escola este ano. Ele foi vice de Filardi por dez anos, na União da Ilha.
Integrante da União da Ilha desde a década de 1970, Djalma sagrou-se compositor e venceu quatro vezes a disputa de samba-enredo da escola, em 1993, 1999, 2001 e 2005. Mas também fez sambas para outras escolas como Grande Rio e Boi da Ilha.
Além de samba-enredo, Falcão também era compositor de outros gêneros musicais, como pagode, MPB e samba, como “A amizade”, em parceria com Bicudo e Cléber Augusto, sucesso na voz do grupo Fundo de Quintal.
Nota da União da Ilha do Governador
União da Ilha posta mensagem de pesar pela morte do ex-presidente Djalma Falcão — Foto: Reprodução/ Facebook União da Ilha do Governador
“O presidente da União da Ilha Ney Filardi e sua diretoria lamentam profundamente o falecimento nesta sexta-feira, do ex-presidente da agremiação, Djalma Falcão. Antes de chegar à administração da escola, Djalma foi chefe de ala, presidente da ala dos compositores, vencedor de muitos sambas-enredo e vice-presidente. Que Deus possa confortar seus familiares e amigos neste momento tão triste. A União da Ilha está de luto”.
Conheça um pouco mais sobre o homenageado, Djalma Falcão:
Nascido em 08 de outubro de 1952. Era vendedor viajante de óculos no interior do Estado do Rio.
Aos sete anos vendo a combinação das cores azul, vermelho e branco, das cores do pavilhão da União da Ilha, se apaixonou definitivamente pela agremiação insulana.
Em 1974 passou a ser chefe de ala e ingressou na Ala de Compositores da União da Ilha em 1991, no entanto passou a se envolver politicamente, criou o projeto “Adote uma costureira”, que contava com a ajuda de sócios comerciantes e demais colaboradores.
Foi auxiliar de serviços gerais na gestão do presidente Peixinho, assumiu outras funções, como gerente de quadra e de demais seguimento e após a gestão do presidente Giovanni Riente, já com o presidente Ney Filardis, assume a vice-presidência.
Participou de diversos festivais, que ocorriam no meio do ano após o carnaval.
Um compositor de primeira linha, com 14 sambas campeões em diversas escolas de samba, entre elas estão União da Ilha, Grande Rio, Império da Tijuca e Império do Ipiranga.
Com o enredo “Beleza Pura” a União da Ilha levará para avenida em 2015 o samba enredo campeão da parceria em que Djalma Falcão encabeça com os demais compositores: Carlos Caetano, Gugu das Candongas, Beto Mascarenhas, Roger Linhares e Marco Moreno. Participação Especial: Marquinho do Banjo e Leozinho.
Autor de grandes sucessos gravados pelo grupo Fundo de Quintal como: A Amizade (Djalma Falcão/ Bicudo/Kléber Augusto), Boêmio de Verdade (Bicudo e Djalma Falcão), Fera No Cio (Cléber Augusto, Bicudo, Djalma Falcão, Jorginho Chinna), Timidez (Bicudo, Cleber Augusto e Djalma Falção), Brasil Nagô (Cleber Augusto, Djalma Falção e Mário Sérgio), entre outros.
Em 2015 lança o projeto Canto de todos os Cantos – A Voz do Silêncio, onde o compositor reunirá em um CD duplo, seus grandes sucessos gravados na voz de outros artistas e canções inéditas. “A Voz do Silêncio” é uma referência à impossibilidade de cantar originada por duas operações para retirada do câncer de garganta que o prejudicou em um período, mas ao mesmo tempo o fortaleceu na inspiração e no coração, fazendo com que suas composições tivessem ainda algo mais a dizer e alegra à sua vida e seus fãs amantes do samba.
Agradecemos pela sua visita, por ler essa matéria e principalmente pelo prestígio da vossa audiência!
Compartilhe com seus amigos e pessoas que conheça para que conheçam o nosso conteúdo e que também continuem nos prestigiando e se possível, nos seguindo em nossas redes sociais através do:
Instagram: https://www.instagram.com/portalsambrasil/
YouTube: https://www.youtube.com/c/PortalSambrasil
Facebook: https://www.facebook.com/PortalSambrasil
Twitter: https://twitter.com/PortalSambrasil
Spotify: https://open.spotify.com/user/x8yhy7k5ox83rzi81pxo3nikp
SoundClound: https://soundcloud.com/sambrasilpodcasts
https://soundcloud.com/sambrasilpodcasts1
Torcemos para que tudo esteja bem com você e com toda a sua família. Cuide-se!
PARA EVITAR O CONTÁGIO PELO CORONAVÍRUS, TRÊS REGRAS BÁSICAS QUE SALVAM E PRESERVAM VIDAS DEVEM SER SEGUIDAS E ADOTADAS: USO DE MÁSCARA, HIGIENIZAÇÃO E A NÃO AGLOMERAÇÃO / DISTANCIAMENTO SOCIAL.