Browse By

MONARCO, por Marcelo Faria – Copyright 2014 – Portal Sambrasil / Agência Sambrasil

MONARCO, por Marcelo Faria – Copyright 2014 – Portal Sambrasil / Agência Sambrasil
Imagem produzida durante as comemorações pelos 81 anos do sambista na quadra da Portela / RJ

Por Marcelo Faria

Imagem produzida durante as comemorações pelos 81 anos do sambista na quadra da Portela / RJ

Hildmar Diniz, (Rio de Janeiro, 17 de agosto de 1933), é um cantor e compositor brasileiro. Foi discípulo de Paulo da Portela. É o presidente de honra do GRES Portela.

Mestre Monarco, nasceu no bairro de Cavalcante, mas ainda criança foi morar em Nova Iguaçu. Aos 10 anos de idade mudou-se para Oswaldo Cruz, subúrbio do Rio e bairro de origem da Portela. Àquela época teve de perto contato com os sambistas da escola, integrando blocos e compondo sambas ainda pequeno. Também foi nessa época que surgiu o apelido, Monarco. Em 1950 foi convidado a integrar a ala de compositores da Portela, onde mais tarde viria a se tornar líder da velha guarda. Também foi diretor de harmonia da escola.

Seu primeiro disco solo foi lançado em 1976, com temas como “O Quitandeiro” (com Paulo da Portela) e “Lenço” (com Francisco Santana).

Em 2008 foi lançado o documentário Mistério do Samba, dirigido pelos cineastas Lula Buarque de Hollanda e Carolina Jabor, e também produzido por Marisa Monte, que levara dez anos para ser concluído, e no qual Monarco participa oferecendo relatos de sua história de vida e seus testemunhos pessoais sobre a história do samba no Rio de Janeiro. Essa produção foi incluída na seleção oficial do Festival de Cannes.

Em 2012 o patriarca da família Diniz participa da gravação do DVD “Família Diniz – um coração azul e branco”, na Cidade do Samba, unindo três gerações da família Diniz. O show contou a participação de Zeca Pagodinho, Arlindo Cruz e seu filho Arlindinho, Dorina e a Velha Guarda da Portela. A música “Família Diniz” de Mauro Diniz, abre o show, cujo repertório incluiu também a inédita “Flores em vida”, composta pela dupla de filhos de Monarco, Mauro e Marquinhos Diniz, em sua homenagem.

Em 2015, seu álbum Passado de Glória – Monarco 80 anos foi premiado no 26º Prêmio da Música Brasileira na categoria Melhor Álbum de Samba.

Salgueiro define seu enredo para o carnaval 2019

Por Redação Durante sua tradicional feijoada o GRES Acadêmicos do Salgueiro anunciou seu ...

Learn more