Browse By

Mega festa marca entrega de faixas das cortes carnavalescas da Europa

Por Redação

A festa aconteceu no maior clima de alegria e festividade, na cidade suíça de Lausanne, na Churrascaria Tucano. Lá, a corte do carnaval da Suíça, composta por – Paulo Silva (Rei da Primeira Corte do Carnaval da Europa), Aline Raboud (Primeira Princesa), Patty Frey (Rainha da Primeira Corte do Carnaval da Europa) e Elly Poloni Poloni (Segunda Princesa), prestigiou e coroou as cortes da França, Itália e Alemanha, em uma linda noite que coroou também Ingrid Marrony – a primeira trans a fazer parte de uma corte de carnaval, na Europa.

Claudio Penido, responsável pelo intercâmbio cultural Brasil-Suíça-Europa, através da sua produtora – Mais Brasil – realizou no dia 02 de dezembro a entrega das faixas às cortes carnavalescas da Europa. E a data não poderia ser mais sugestiva – o “Dia Nacional do Samba”. E só um parêntese: a data surgiu por iniciativa de um vereador baiano, Luis Monteiro da Costa, para homenagear Ary Barroso.

No Rio de Janeiro, a festa fica por conta do Trem do Samba. Nesse Dia do Samba o pessoal se reúne na Central do Brasil, lota um trem e vai tocando e cantando até Oswaldo Cruz, lá se formam rodas de samba. Hoje, o Pagode do Trem faz parte do calendário oficial da cidade e tem estado cada ano mais cheio. E pelo que parece, esta data promete atravessar fronteiras e aterrissar em terras europeias. É que Penido pretende utilizar a data para realizar eventos ligados ao samba e ao carnaval.

 

A concretização desse projeto coroou e fechou um ciclo que começou quando Penido realizou a coroação da “Primeira Corte do Carnaval da Europa”. Projeto pioneiro, na Europa a pegada foi e ainda é maior, pois ao mesmo tempo em que, eventos como este, divulgam a cultura do samba, do carnaval, apresenta e aumenta a proposta com relação  ao intercâmbio turístico para a cidade do Rio de Janeiro, divulgando o nome da cidade não pelas suas mazelas e deficiências, questões que vão ganhando força na mídia europeia e mundial, mas pelo seu maior produto exportação – o carnaval.

Marisol foi coroada como Rainha da Primeira Corte da Europa, representante da corte espanhola. Martinha foi coroada como rainha da Primeira Corte, representado a Alemanha. Nubia Siegenthaler – rainha de bateria do Gres Prisioneiros do Samba, junto com seus ritmistas, comandados por mestre Bereco, marcou presença na festa, dando um show a parte. Marcos Moreno foi coroado rei, pela corte francesa. Além disso, o monarca da folia francesa é presidente de um grupo de percussão chamado – “100% de Mulheres”, em Paris. Rosana, afilhada do intérprete Wantuir – foi coroada como musa da Suíça. Carlos Cruz e Corine França foram coroados pela Corte do Carnaval da Itália. Quem marcou presença também, foi Christian Lehner – intérprete da Mais Brasil – também é um dos diretores de produção da mesma.

A festa teve início com a apresentação da musa Luciana Lemos dando show com samba de gafieira. Em seguida, houve a apresentação do casal de mestre sala e porta bandeira da Prisioneiros do Samba – Greg e Anna Madeinbrasil. Próximo passo para Penido será efetuar a entrega das faixas das cortes de Portugal e Inglaterra.

Fotos: Tata Lausanne.

Clinton Paz – assessoria de imprensa / Cristal Comunicações.

Mussum Forévis – Samba, Mé e Trapalhões

Por Redação O Portal Sambrasil disponibiliza em sua coluna BiblioSamba, a primeira ...

Learn more