Browse By

MARQUINHOS DE OSWALDO CRUZ, por Marcelo Faria – Copyright 2015 – Portal Sambrasil / Agência Sambrasil

MARQUINHOS DE OSWALDO CRUZ, por Marcelo Faria – Copyright 2015 – Portal Sambrasil / Agência Sambrasil
Imagem produzida durante a 20ª edição do Trem do Samba, Central do Brasil / RJ

Por Marcelo Faria

Imagem produzida durante a 20ª edição do Trem do Samba, Central do Brasil / RJ

Marcos Sampaio de Alcântara (Rio de Janeiro, 4 de outubro de 1961), é um cantor e compositor brasileiro.

O artista começou a sua carreira de sambista do convívio, desde a adolescência, com grandes personalidades do gênero musical: Argemiro, Monarco, Alberto Lonato, Jair do Cavaquinho, Casquinha, Tia Doca e Manacéia. Em 1995, foi um dos reorganizadores do famoso “Pagode do Trem”, encontro iniciado na década de 1930 por Paulo da Portela, quando os sambistas, após um dia de trabalho, voltavam para Oswaldo Cruz no trem das 18h5min. Num desses vagões, organizavam reuniões e discutiam a organização do carnaval, sempre com muito samba. Renomeou para TREM DO SAMBA este encontro no “Dia Nacional do Samba” (2 de dezembro), que entrou para o calendário turístico do Rio de Janeiro.

No ano de 1998, Beth Carvalho interpretou de sua autoria “Uma geografia popular” (c/ Edinho Oliveira e Arlindo Cruz) no disco “Pérolas do pagode”. Neste mesmo ano interpretou “Luz de verão” (Marquinhos de Osvaldo Cruz e Candeia) no CD “Eterna chama – Candeia 20 anos – Memória”, lançado pela gravadora Perfil Musical. A música foi resgatada de uma fita cassete gravada por Cristina Buarque na década de 1970 e a letra foi posta anos depois por Marquinhos de Osvaldo Cruz.

Como grande compositor, agregou a função de produtor cultural, incentivando a revitalização do subúrbio carioca, entre seus projetos, está a Feira das Yabás (Encontro de samba e de culinária típica do subúrbio carioca, a Feira das Yabás reúne barracas de 16 tias de Madureira que preparam deliciosas receitas da gastronomia afro-brasileira).

Em 2014, lançou o CD/DVD Herança do Samba no Centro Cultural João Nogueira – Imperator, no repertório, músicas que destacam o compromisso de Marquinhos com o samba e realçam uma de suas fontes de inspiração: a cidade do Rio de Janeiro.

Em 2015 apresentou-se em Lille e Nice, na França, com o Trem do Samba.  Em 2016 foi uma das atrações do evento “Rio je t’aime”, realizado na Casa França Brasil, no Rio de Janeiro, em prol das vítimas do atentado terrorista em Nice (França).

Hanna apresentará o seu novo show “60 anos de Bossa nova – Homenagem a João Gilberto”

Por Redação A cantora, compositora e atriz HANNA apresentará o show "60 anos de Bossa ...

Learn more