Browse By

MARIA RITA, por Marcelo Faria – Copyright 2014 – Portal Sambrasil / Agência Sambrasil

MARIA RITA, por Marcelo Faria – Copyright 2014 – Portal Sambrasil / Agência Sambrasil
Imagem produzida durante o show de lançamento do CD Coração a Batucar, no Citibank Hall / RJ

Por Marcelo Faria

Imagem produzida durante o show de lançamento do CD Coração a Batucar, no Citibank Hall / RJ

Maria Rita Camargo Mariano (São Paulo, 9 de setembro de 1977) é uma cantora, compositora, produtora musical, filha da cantora Elis Regina e do arranjador e pianista César Camargo Mariano.

Maria Rita começou a cantar profissionalmente com cerca de 24 anos, mesmo tendo esse desejo desde sempre. O peso do berço musical em que nasceu, principalmente da carreira da mãe, muito famosa no Brasil, influenciou o adiamento de sua obra. Segundo a própria: “[…] sempre tive a consciência de ser a única filha mulher de uma grande cantora […]”. Por isso, desde cedo, muito cobrada a soltar a voz, esperou ter a certeza de que a música era essencial em sua vida. Antes de se tornar cantora profissional, Maria Rita se formou em Comunicação Social e em Estudos Latino-Americanos na Universidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, onde morou desde os 16 anos e até o fim dos cursos.

Seu primeiro disco, “Maria Rita”, lançado em setembro de 2003, vendeu muito mais de 1 milhão de cópias em todo o mundo e foi um dos 5 discos mais vendidos do país. O primeiro DVD, que traz o mesmo título e foi para as lojas na primeira semana de novembro daquele ano, chegou à marca de 180 mil cópias e foi gravado na casa de shows Bourboun Street, em agosto de 2003, em São Paulo. Ambos foram lançados em mais de 30 países. Os números referentes à jovem cantora são sempre impressionantes. Maria Rita alcançou, no Brasil (um mercado tido como em crise, ameaçado pela pirataria), Disco de Platina Triplo e DVD de Diamante, e o segundo lugar entre os DVDs mais vendidos do Brasil, perdendo apenas para a recém-lançada antologia de The Beatles; em Portugal, CD de Platina. Foram 160 shows completamente lotados ao longo de 18 meses. O disco também teve sua edição em LP, limitada a mil cópias. O reconhecimento foi de público e de crítica. Maria Rita venceu prêmios importantíssimos em 2004: Grammy Latino, nas categorias Revelação do Ano, Melhor Álbum de MPB e Melhor Canção em Português (“A Festa”).

O sucesso na música veio à altura de seu talento, e Maria Rita logo se consagrou como grande ícone da música brasileira, considerada pela mídia especializada a maior representante de sua geração. Apaixonada pelo samba lançou vários alguns dedicados ao gênero. Tornando-se também uma das maiores referências da nova geração do samba.

Renato Milagres segue com o seu Quintal do Mombassa

Por redação Neste sábado (02), acontecerá a segunda edição da roda de samba Renato ...

Learn more