Machine – 61 anos de Samba
Por Gilvan Lopes
Fotos por Julia Fernandes
Jose Carlos Farias Caetano está na Passarela do Samba desde a sua fundação, começou como faxineiro, depois de fazer de tudo no carnaval, Machine virou o “Síndico da Passarela”.
Querido por todos os sambistas, ele é conhecedor de toda e qualquer ação que ocorra dentro do Sambódromo do Rio de Janeiro. Guardião de todos os segredos que irão ser apresentados na avenida pelas agremiações e coordenador da montagem e desmontagem da avenida, Machine estabelece uma relação de Confiança, que é imprescindível para a realização do maior espetáculo da Terra. Tal tarefa é tão intensa que no período que antecede o carnaval ele mora, literalmente no sambódromo, seu endereço se torna uma sala dos fundos da arquibancada do setor 3 da Avenida Marques da Sapucaí.
O Portal Sambrasil conversou com Machine, o homem que administra o Sambódromo do Rio de Janeiro, durante a cerimônia de sorteio da ordem dos desfiles das Escolas de Samba das Séries de acesso B, C, D, e E, realizada pela LIESB na Quadra da GRES Tradição, na noite do dia 10/04. Personagem icônico do carnaval carioca, Machine falou de tudo um pouco.
QUAL SUA VISÃO DO CARNAVAL DA INTENDENTE MAGALHÃES? R: “É o mais puro e verdadeiro carnaval do Rio de Janeiro, feito com garra e valentia, por verdadeiros amantes do samba, já que as agremiações não possuem condições financeiras ou grandes patrocinadores, a dificuldade faz com que se superem nos desfiles, é comovente; louvo o trabalho da LIESB, que ajuda naquilo que for possível, para auxiliar essas escolas, e organiza junto a RIOTUR, um grande espetáculo popular.”
COMO SE SENTE COM O SUCESSO DO PRÊMIO MACHINE? R: “É uma grande satisfação, estamos na segunda edição e premiar os melhores do carnaval, é a valorização de todo um ciclo de trabalho deste povo que ama e se dedica ao carnaval o ano todo.
São 61 anos de samba, desde menino sou sambista, minha vida, minha história é toda dentro do samba e do carnaval, tenho certeza que se tivesse que viver tudo de novo, viveria tudo do mesmo jeito. O Samba é minha vida!
Lembro que o Portal Sambrasil do meu amigo e excelente profissional, jornalista Marcelo Faria, foi eleito com louvor e por unanimidade, pelo Corpo Técnico do Prêmio, formado por personalidades altamente capacitadas e envolvidas com o samba e o carnaval, como o melhor Site/Portal na categoria Cobertura Jornalística.”
COMO FOI SEU TRABALHO COMO GUARDIÃO DO CASAL DE MESTRE SALA E PORTA BANDEIRA DA MOCIDADE INDEPENDENTE DE PADRE MIGUEL? R: ” Um momento maravilhoso na minha vida, tudo deu certo, Cristiane e Diogo foram uns queridos comigo, ensaiamos arduamente, e o resultado foi o melhor possível, fui pé quente e a Mocidade levou seu sexto título, em 2018 pretendo estar lá desempenhando este papel novamente com a agremiação.”
O QUE O SENHOR ACHA DAS MUDANÇAS QUE A LIESA PRETENDE FAZER NA PASSARELA DO SAMBA, COMO: TELÕES AO LONGO DA AVENIDA; ASSENTOS NUMERADOS ETC?
“A estrutura da Sapucaí já tem mais de trinta anos, então é justo que se façam algumas melhorias para o público, isso só facilitará o meu trabalho que é acolher e dar conforto a todos que vem de todas as partes do mundo ver o maior espetáculo da terra que é o desfile na minha Avenida. E quero dizer que estarei na Sapucaí ano que vem, e por muitos anos ainda coordenando os Desfiles.”