Livro conta a história dos carnavais da São Clemente

Por Redação
O lançamento acontecerá no Baródromo, no bairro do Maracanã, no dia 12 de novembro, a partir das 16 horas, com a presença da bateria e das passistas da São Clemente.
O presente pelos 61 anos da São Clemente não poderia ser mais significativo. O jornalista e clementiano Alexandre Araujo passou os últimos dois anos preparando a homenagem à sua Escola de Samba de coração. O livro “São Clemente, uma Escola de Família”, da editora Livros Ilimitados, traz os detalhes das seis décadas de existência da agremiação da zona sul do Rio de Janeiro.
O trabalho incluiu pesquisa em jornais, no Arquivo Público e muitas horas entrevistas com quem fez e faz parte da história da Preta e Amarela. Ao todo, mais de 100 pessoas foram ouvidas, entre carnavalescos, compositores, componentes, cantores, artistas e, principalmente, membros da família Almeida Gomes.
O principal personagem é Ivo Almeida, fundador da Escola. Foi ele quem ergueu e lutou enquanto viveu pelo que considerava a parte mais importante na sua vida – a São Clemente. Ivo deixou um legado para o carnaval carioca e também para sua família, que herdou o amor pela agremiação.
“Todos que conviveram com seu Ivo são unânimes em falar do esforço que ele fez para manter a Escola desfilando, apesar de todos os obstáculos enfrentados. Botar no papel uma história tão bonita, da Escola que conquistou meu coração há vinte anos, foi emocionante. Tive o privilégio de ver a São Clemente passar pela Avenida quatro vezes com sambas compostos por mim, isso não tem preço”, diz Alexandre Araujo.
O autor conta que escolher as fotos foi a parte mais difícil: “Imagina a quantidade de registros espetaculares que temos em seis décadas? O livro já está bem grande, e se eu fosse incluir tudo que tive que deixar de fora, teríamos várias outras edições. É muita história”.
O lançamento acontecerá no Baródromo, no bairro do Maracanã, no dia 12 de novembro, a partir das 16 horas, com a presença da bateria e das passistas da São Clemente.
“Com certeza será uma tarde emocionante, com muito samba, irreverência e lembranças. É um presente que deixo para as próximas gerações conhecerem essa Escola de Família”, finaliza Araujo.
Agradecemos pela sua visita, por ler essa matéria e principalmente pelo prestígio da vossa audiência!
Compartilhe com seus amigos e pessoas que conheça o nosso conteúdo jornalístico e de entretenimento, e que também continuem nos prestigiando e se possível, nos seguindo em nossas redes sociais através do:
Instagram: https://www.instagram.com/portalsambrasil/
YouTube: https://www.youtube.com/c/PortalSambrasil
Facebook: https://www.facebook.com/PortalSambrasil
Twitter: https://twitter.com/PortalSambrasil
Spotify: https://open.spotify.com/user/x8yhy7k5ox83rzi81pxo3nikp
SoundClound: https://soundcloud.com/sambrasilpodcasts
https://soundcloud.com/sambrasilpodcasts1
Torcemos para que tudo esteja bem com você e com toda a sua família. Cuide-se!
PARA EVITAR O CONTÁGIO PELO CORONAVÍRUS E DE SUAS VARIANTES, INCLUSIVE JÁ EXISTEM AS MAIS NOVAS, CHAMADAS DE ÔMICRON XE E A ÔMICRON XQ, BASTANTE CONTAGIOSA. ALÉM DAS TRADICIONAIS DOENÇAS/SINDROMES RESPIRATÓRIAS, ENTRE ELAS JÁ ESTÁ CIRCULANDO O VRS (VÍRUS SINCICIAL RESPIRATÓRIO). E AINDA, JÁ TEM CONFIRMADO NO BRASIL, OS PRIMEIROS CASOS DA “VARÍOLA DO MACACO”.
AS TRÊS REGRAS BÁSICAS QUE SALVAM E PRESERVAM VIDAS DEVEM SER SEGUIDAS E ADOTADAS: USO DE MÁSCARA, HIGIENIZAÇÃO E A NÃO AGLOMERAÇÃO / DISTANCIAMENTO SOCIAL.
AH! VACINE-SE! A VACINAÇÃO LHE AJUDARÁ MINIMIZANDO OS CASOS GRAVES.
A PANDEMIA AINDA NÃO ACABOU!
E SE NÃO HOUVER UMA COINCIENTIZAÇÃO RADICAL DA POPULAÇÃO PARA RETOMADA E ATENÇÃO PRIORITÁRIA PARA OS CUIDADOS COM A PRESERVAÇÃO DA VIDA, AÍ MESMO, É QUE REALMENTE NÃO TEREMOS, COM NÚMEROS VERDADEIROS, INFORMADOS PELOS ÓRGÃOS COMPETENTES E A GRANDE MÍDIA, UMA REDUÇÃO DRÁSTICA DE CONTAMINAÇÃO E MORTES POR COVID E SUAS VARIANTES.
SIGA O NOSSO INSTAGRAM: @portalsambrasil https://www.instagram.com/portalsambrasil/
@saoclementeoficial , @barodromo , @livrosilimitados , #samba , #carnaval , #escolasdesamba , #saoclemente