Browse By

Liesa disponibiliza o Regulamento e Manual de Julgadores para o Carnaval 2018

Por Redação

Na sexta passada dia 12/01 a LIESA divulgou o regulamento oficial do Desfile do Grupo Especial para 2018.

Veja aqui o REGULAMENTO .

Conheça algumas mudanças:

No horário do desfile: em 2017, iniciavam às 22:00. Em 2018 iniciarão às 21:15. Se é uma mudança boa para quem vai assistir no Sambódromo, é ruim para a visibilidade televisiva, pois aumenta muito a chance de que a Rede Globo, única a transmitir o desfile, não inclua na transmissão ao vivo as primeiras de cada dia, Império Serrano e Unidos da Tijuca!

No horário de apuração, leitura das notas, também uma pequena antecipação: de 16:45h para 15h.

Ainda no assunto julgadores, a lista dos potenciais julgadores foi passada às Escolas que poderiam vetar algum – mas raramente o fazem. Como o Valmir Aleixo (enredo), que provocou a confusão do “desempate/empate/desempate/divide” no ano passado, já não está na lista, não deve haver vetos. A nota 9.9 dada por ele à Mocidade (por não apresentar um destaque que já não era previsto no livro mais atualizado) causou uma batalha entre a Portela e a Mocidade, e, em decisão extraordinária, a plenária acabou por decidir que essas duas escolas dividiriam o título da campeãs 2017. A lista oficial de julgadores deve ser divulgada ainda nesta próxima semana.

 

O que não mudou: As escolas continuam tendo 75 min de para desfilar, com o mínimo de 5 e máximo de 6 alegorias (=carros alegóricos), com até 3 tripés,  máximo de 200 ritmistas na bateria e de 70 baianas.

 

Para os carros alegóricos exige-se que sejam entregues à LIESA até 3 dias antes do desfile a ART (anotação de responsabilidade por um engenheiro) e o laudo de vistoria do Corpo de Bombeiros.

 

VEJA AQUI O MANUAL DOS JULGADORES:

Hanna apresentará o seu novo show “60 anos de Bossa nova – Homenagem a João Gilberto”

Por Redação A cantora, compositora e atriz HANNA apresentará o show "60 anos de Bossa ...

Learn more