Lavagem da Passarela Marques de Sapucaí pede bênçãos para um Carnaval alegre e seguro
Por Redação
Reportagem: Julia Fernandes, Gilvan Lopes, Jorge Bezerra, Gil Bezerra, Lú Rufino, Rafael Rios e Sirlene Oliveira
Fotos por Jorge Bezerra e Rafael Rios
Imagens: Gilvan Lopes e Marcelo Faria
Produção: Julia Fernandes
Com muita chuva, a Marquês de Sapucaí foi literalmente lavada, como de fato aconteceu durante o encontro de sambistas na Lavagem da Passarela. O Portal Sambrasil acompanhou de perto a cerimônia, em sua 11 ª edição, que já faz parte da tradição dos desfiles. É um clamor por Paz, Amor e Harmonia, e uma prece para que tudo de bom aconteça para as agremiações que passarem pela Avenida Marquês de Sapucaí e para todo o público presente. Com muito Axé, que a Santíssima Trindade e os Orixás nos protejam e nos concedam um carnaval maravilhoso e em segurança!
Esse ano não teve a participação do grande ator Milton Gonçalves, que sofreu um AVC e está internado, e que sempre interpretou um texto preparado com muito carinho que reflete a importância da lavagem da passarela, mas, acima de tudo uma homenagem ao Samba Carioca e um basta à intolerância religiosa.
O cortejo com a imagem de São Sebastião, padroeiro do Rio de Janeiro, contou em sua abertura com o toque dos tambores e atabaques, seguiu pela Avenida, com 1000 baianas lavando a passarela com água de cheiro, representantes de diversos seguimentos afros, com Mestre Dionísio com seus alunos – casais de mestres-salas e portas-bandeiras, intérpretes das escolas de samba cantando sambas de enredo de suas agremiações.
Vale citar, a justa homenagem feita a Neguinho da Beija-Flor, pelos seus 45 anos de Avenida. Também foi entregue a todos os intérpretes do Grupo Especial, uma pequena placa comemorativa em agradecimento ao belíssimo trabalho que sempre realizam nos desfiles entoando seus sambas de enredo junto as suas agremiações.
A Equipe do Portal Sambrasil conversou com diversos sambistas e personalidades, que nos falaram sobre a importância do evento para o Mundo do Samba e também sobre seus projetos para 2020.
Neguinho da Beija-Flor – Intérprete do GRES Beija-Flor de Nilópolis
“Estou muito feliz, não somente por participar pela primeria vez da lavagem da Passarela, mas pela grande surpresa, em receber a homenagem da Liesa pelos meus 45 anos de desfiles na Avenida.
Quanto ao projeto do CD “Sambas Memoráveis”, será uma trilogia com sambas de enredo das décadas de 60, 70 e 80, é uma grande homenagem aos compositores de antigamente que com muita garra e dedicação criaram obras maravilhosas e antológicas, mesmo com as dificuldades financeiras que havia na época.”
Mestre Galo – criador do projeto social ligado à Associação Cultural Madureira Toca, Canta e Dança:
“É uma cerimônia muito importante, sobretudo por ser um encontro de sambistas. Um momento em que a gente se reúne para celebrar o Samba e pedir a Deus um bom desfile, um bom ano para todos. Já no nosso projeto, ensinamos aulas de dança e diversas atividades que os ajudam a entrar no mercado de trabalho como profissionais da cultura do Samba e com isso os motivamos a enfrentar as dificuldades do dia-a-dia.”
Lavagem da Passarela 2020
Publicado por Portal Sambrasil em Domingo, 16 de fevereiro de 2020
Álvaro Albano, Presidente da Associação da Velha Guarda das Escolas de Samba do Estado do Rio de Janeiro
“É um momento muito importante para nós sambistas. Tendo em visto que essa lavagem faz parte do nosso Carnaval, esse momento aqui é muito especial pra nós, para as Velhas Guarda e pro Mundo do Samba. Hoje abrimos os caminhos para os nossos desfiles, para todas as Escolas de Samba. Que Deus nos proteja. Que estejamos sempre com saúde e com a felicidade no coração. Isso que é importante para todos nós. Pra vocês da Imprensa e pra nós.”
Bira Presidente – presidente do Cacique de Ramos e integrante do Fundo de Quintal
“Estamos prontos para mais um ano de desfiles, durante três dias, o Cacique de Ramos faz uma grande festa que reúne cerca de 4 mil integrantes no bloco, fazendo a alegria dos foliões. Sou muito grato por estar mais um ano a frete do Cacique e ter um equipe fantástica que eu confio e fazem tudo para que tudo dê certo nos dias de desfiles (23,24 e 25 de fevereiro). Temos várias alas e quem quiser disfilar, basta ir na nossa sede ou até mesmo, nos dias de desfiles, procurar a nossa organização e comparar a camisa do Cacique de Ramos. Esse ano faremos uma grande homenagem a nos madrinha, Beth Carnavalho, com o enredo “BETH – ETERNA MADRINHA – Histórias entrelaçadas em nossas Andanças.”
Vivi de Assis – passista do GRES Unidos do Viradouro e musa da Embaixadores da Alegria
A passista comemora 35 anos de Marquês de Sapucaí, é uma pessoa muito especial por sua garra e condição física, ela tem nanismo.
“Quando estou sambando, eu sou artista exatamente como qualquer pessoa; e é isto que eu tento mostrar, sou casada com um homem alto de quase dois metros, tenho um filho de estatura normal, faço comida, limpo casa, sou uma pessoa normal e o fato de eu ter baixa estatura pra mim não é problema. Tenho orgulho da mulher que eu sou. Por poucos pontos não fui eleita a rainha do carnaval, mas, isto não me entristeceu sei que não foi falta de capacidade minha ; mas o preconceito por eu ser pessoa de baixa estatura, no entanto, sempre vou superando todos os desafios. Vivi de Assis é alegria!”
Cabe ainda ressaltar que o termo, anã, é pejorativo, o termo correto é pessoa de baixa estatura.
O Portal Sambrasil sempre com o propósito de informar e de inclusão, traz e trará notas e matérias especiais sobre PcD (PcD é uma sigla que significa Pessoa com Deficiência. É utilizada para se referir às pessoas que possuem limitações permanentes (pessoas com deficiência visual, auditiva, física ou intelectual), quebrando paradigmas e mostrando que o SAMBA É PARA TODOS.
VEJA A GALERIA DE IMAGENS DA LAVAGEM DA PASSARELA