Karinah lança turnê em show com participações de Xande de Pilares, Dudu Nobre e Mumuzinho
Por Redação
A cantora já tem uma trajetória na música brasileira, no entanto, devido a sua convivência com artistas ligados ao samba, foi se aproximando do gênero musical e se apaixonando, como acontece com qualquer um que se permita conhecê-lo. O Portal Sambrasil prestigiou o show de lançamento da turnê que aconteceu primeiramente para convidados no Armazém 2 do Píer Mauá.
O espetáculo do Pier Mauá abri os caminhos para Karinah mostrar para todo o Brasil seu estilo. Vivendo entre Balneário Camboriú e Rio de Janeiro, ela mergulha com toda segurança no seu “samba pop”, com suingue, frescor e brisa de beira-mar, uma música cheia de vida, amor e respeito.
Dona de uma voz forte e marcante a cantora, já em seu primeiro single, Karinah surpreendeu o público com o refrão de sua música Medo de Amar. Os versos “Tá com medo de amar, é?… Tá com medo do amor, e aí…” caíram na boca do povo e abriram caminho para a artista, que já chega chegando para 2020 e prepara o lançamento de seu terceiro álbum.
RESPEITO E CHÃO
É assim, sabendo o que quer e onde quer chegar, que Karinah pede licença. Sempre com muito respeito e carinho, que vêm antes de qualquer desejo. Esta é mais uma característica marcante da artista, que, como boa filha de Iemanjá, abraça os seus e arregimenta quem está perto, fazendo questão de muita festa e alegria. “Primeiro eu respeito, porque sou de outra geração e temos que nos colocar no lugar. E existe uma forma muito legal de cativar as pessoas: com a humildade. É impossível você não ser bem recebido quando é gentil. Isso vem do meu berço, somos assim e levo isso na carreira”.
E é com esse miudinho, que falamos lá no início, que Karinah se aproximou e conquistou a simpatia, afetividade e benção de grandes nomes do samba, como Arlindo Cruz, Jorge Aragão, Dona Ivone Lara e Almir Guineto. Dos colegas contemporâneos ela já dividiu o palco e tem amizade com Dudu Nobre, Xande de Pilares, Péricles, Ivete Sangalo, Carlinhos Brown, Fundo de Quintal e Mumuzinho. Karinah ainda teve uma incursão muito importante pelo samba baiano, guiada pelo maestro Letieres Leite (Orkestra Rumpilezz) e Carlinhos Brown. “Passei um tempo lá aprendendo sobre o samba, os ritmos, a história. Foi muito bom”.
O SHOW
O novo show é um retrato da versatilidade de Karinah. Com uma vida dedicada à música, ela encontrou neste repertório seu equilíbrio, fruto de muitas andanças pelo Brasil em buscas de música, conexões, aprendizados e fortalecimento de sua identidade artística. “Karinah traz aquele samba de melodia bonita, de harmonia bem construída. Ela é uma grande intérprete, vai do popular ao sofisticado numa afinação perfeita”, diz o diretor musical Boris Bass, que divide com Jota Moraes os novos arranjos. “É um show alegre, que mistura tudo o que gosto. Tem batucada, tem samba-enredo, tem MPB. Estou muito entusiasmada”, conta ela.
E são pelos versos de Alvoroço, eternizada por Leny Andrade, que Karinah faz sua grande estreia: “Quando a morena chegou, alvoroço pintou…!”, diz a música de Ivor Lancellotti e João de Aquino. A partir daí ela tecerá um conjunto de canções que unem samba, pop, MPB e frescor, guiadas pelo seu astral e personalidade inconfundíveis. Como nas releituras de O Amor Chegou (Délcio Luiz), sucesso do Bom Gosto, e Te Amo (Délcio Luiz/Paulinho Carvalho/Geraldão), canção eternizada pelo Raça Negra; ou ainda no batuque de Num corpo Só (Arlindo Cruz/Picolé), conhecida na voz de Maria Rita, e nas canções de Elis Regina (Mania de Gostar, de Luis Mauro) e Mallu Magalhães (Você não Presta).
Se você ainda não ouviu Medo de Amar, confira o clipe aqui: