IBUPROFENO: O princípio ativo “Ibuprofeno” não é recomendado contra o Coronavírus/Covid-19

Por Marcelo Faria
Princípio ativo está presente em medicamentos utilizados
para dor de cabeça e até para o alívio de cólicas
O Portal Sambrasil preparou este informativo após apuração junto a especialista, conversamos com o infectologista Dr. David Sufiate, do Hospital do Fundão – Hospital Universitário Clementino Fraga Filho – UFRJ.
Um estudo publicado no periódico científico “The Lancet”, que alertou sobre uso de ibuprofeno no tratamento de pacientes contaminados com o novo coronavírus (Covid-19) fez a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde não recomendarem o uso do medicamento. No final da matéria tem lista de quais remédios levam o ativo em sua composição.
“O Anti-inflamatório utilizado para baixar a febre dos pacientes, o ibuprofeno, tem relação com a enzima conversora de angiotensina ou IECAs. Esse processo pode potencializar a ação do vírus para infectar outras células do corpo humano. O temor é que o ibuprofeno possa piorar o quadro de um paciente já infectado com o novo coronavírus”. Alerta o Dr. David Sufiate.
Dr. Sufiate faz mais um alerta: Vale lembrar que antes de suspender o uso de alguma medicação é preciso buscar orientação médica. E mais, nunca faça o uso da automedicação.
A ingestão de anti-inflamatórios pode ser um fator que agrava a infecção. Em caso de febre, tome paracetamol.
Confira abaixo a lista de remédios que contêm ibuprofeno:
Advil
Algiflex
Algi-Reumatril
Alivium
Buprovil
Buscofem
Dalsy
Doraliv
Doraplax
Febsen
Ibuflex
Ibufran
Ibuliv
Ibupril
Ibuprofan
Ibuprofeno
Ibupromed
Ibuprotrat
Ibuvix
Iquego-Ibuprofeno
Lombalgina
Motrim
Novalfem
Otiun
Parartrin
Spidufen
Uniprofeno