Homenagem ao compositor brasileiro. Vivas ao samba! Vivas ao compositor brasileiro!

Por Marcelo Faria
Portal Sambrasil presta homenagem ao compositor brasileiro. O Dia do Compositor Brasileiro é celebrado anualmente em 7 de outubro. Os compositores são as pessoas que criam músicas, seja a letra ou a sua melodia. Esta data é uma homenagem aos artistas brasileiros que se imortalizaram como mestres da composição musical.
O Dia Mundial do Compositor é comemorado em 15 de janeiro, no entanto, o Brasil é o berço de grandes compositores, merecendo uma data especialmente dedicada a esses nomes.
Origem do Dia do Compositor Brasileiro
Essa data foi criada em 1948 pelo cantor e compositor Herivelto Martins, que integrou a União Brasileira dos Compositores (UBC) na década de 40.
Segundo sua filha, Yaçanã Martins, o pai foi grande incentivador da música brasileira e colaborou grandemente para a valorização dos músicos no país. Ela disse, certa vez:
Ele não só criou a data como fundou a União Brasileira de Compositores e ajudou a regulamentar a profissão. Pixinguinha cruzava com ele na rua e dizia: ‘devo a minha aposentadoria a esse homem’. Ele foi muito importante, foi um grande político sem ser político.
Compositores brasileiros famosos
São muitos os nomes importantes na história da composição brasileira, portanto, é difícil fazer uma seleção de músicos sem que faltem pessoas importantes.
De qualquer maneira, listamos alguns compositores e compositoras essenciais na construção de nossa história musical, principalmente os ligados ao SAMBA.
João Nogueira
Dona Ivone Lara
Cartola
Noel Rosa
Paulinho da Viola
Almir Guineto
Zeca Pagodinho
Moacyr Luz
Nelson Cavaquinho
Ismael Silva
Donga
Arlindo Cruz
Sombrinha
Paulo César Pinheiro
Monarco
Mauro Diniz
Marquinho do Pandeiro
Marquinhos do Oswaldo Cruz
Beth Carvalho
Serginho Procópio
Serginho Meriti
Sereno
Entre muitos outros.
CURTA A NOSSA PLAYLIST COM O MELHOR DO SAMBA
Impedidos de atuar por causa da pandemia da covid-19, os trabalhadores da cultura têm direito ao auxílio emergencial de R$ 600 previsto pela Lei Aldir Blanc (Lei 14.017/2020), que também autorizou a liberação de R$ 3 bilhões para o setor. O relator da medida provisória (MPV 986/2020) que regulamentou a lei, senador licenciado Veneziano Vital do Rêgo (PSB-PB), avaliou que a área da cultura é uma das mais afetadas pela pandemia. Para o vice-líder do governo, senador Chico Rodrigues (DEM-RR), a aprovação desses recursos significa o reconhecimento do papel da cultura para o país.