Browse By

FUNDO QUINTAL, por Marcelo Faria – Copyright 2014 – Portal Sambrasil / Agência Sambrasil

FUNDO QUINTAL, por Marcelo Faria – Copyright 2014 – Portal Sambrasil / Agência Sambrasil
Imagem produzida durante show em comemoração aos 37 anos do FDQ

Por Marcelo Faria

Imagem produzida durante show em comemoração aos 37 anos do FDQ

Fundo de Quintal é um grupo de samba formado no Brasil no final da década de 1970. Surgido a partir do bloco carnavalesco Cacique de Ramos, da cidade do Rio de Janeiro, o grupo tornou-se uma referência original do pagode.

Composto principalmente por sambistas da escola de samba Imperatriz Leopoldinense, o Fundo de Quintal se caracterizou por usar instrumentos – até então pouco comuns em rodas de samba – como o banjo, o tantã, o repique de mão. O grupo inicialmente era composto pelos sambistas Almir Guineto, Bira Presidente, Jorge Aragão, Neoci, Sereno, Sombrinha e Ubirany. Mais tarde, Arlindo Cruz e Walter Sete Cordas integraram o conjunto musical. Após a saída de Walter Sete Cordas, Cleber Augusto fez parte do grupo. O grupo foi ainda composto por Ademir Batera, Ronaldinho, Sereno, saudoso Mario Sérgio, Bira Presidente e Ubirany.

Tendo como “madrinha” a cantora Beth Carvalho, o grupo gravou vários álbuns, alguns deles discos de Ouro e Platina. Alguns de seus maiores sucessos são “A Batucada dos Nossos Tantãs”, “E Eu Não Fui Convidado”, “Boca Sem Dente”, “Ô, Irene”, “O Show Tem Que Continuar”, “Do Fundo do Nosso Quintal”, “Só pra Contrariar”, “Miudinho”, “Bebeto Loteria”, “Não Vai na Conversa Dela”, “Vai Lá Vai Lá”, “Parabéns pra Você”, “Andei, Andei”, “Malandro Sou Eu”, “Tô Que Tô”, entre outros.

Em 2016, gravou o DVD 40 Anos – Não vivo no Circo Voador. Após o falecimento de Mário Sérgio o grupo está atualmente com a seguinte formação e atuando em todo o Brasil e pelo mundo. Bira Presidente, Ubirany, Sereno, Ademir Batera, Junior Itaguay e Marcio Alexandre.

Em 2017, gravou o DVD Fundo de Quintal AO VIVO, no Cacique de Ramos, que já está com a pré-venda aberta.

O Portal Sambrasil adianta que o grupo será o homenageado na 6ª edição do Sambabook.

ELIANE FARIA APRESENTA O SHOW NOBREZA 25 ANOS

Por Redação A primogênita do Paulinho da Viola, faz bodas de prata musical e comemora no ...

Learn more