Browse By

Festival de Parintins 2017

Por Redação

Comparado ao carnaval, o Festival de Parintins é a maior manifestação folclórica da América Latina e a maior ópera a céu aberto do Mundo, realizado anualmente no último fim de semana de junho na cidade de Parintins, Amazonas.

É uma apresentação a céu aberto de diversas associações folclóricas, sendo o ponto mais importante do evento atualmente é a disputa entre dois bois folclóricos, o Boi Garantido, de cor vermelha, e o Boi Caprichoso, de cor azul. A apresentação ocorre no Bumbódromo. O Festival de Parintins se tornou uma das maiores atrações da cultura local. Durante as três noites de apresentação, as duas associações exploram as temáticas regionais como lendas, rituais indígenas e costumes dos ribeirinhos através de alegorias e encenações.

Participe da beleza inigualável do Festival Folclórico de Parintins, a festa dos bois Caprichoso e Garantido que é vivenciada na ilha Tupinambarana, situada à aproximadamente 400 km a leste de Manaus. Os acessos principais são por vias fluvial ou aérea. O meio mais comum de deslocamento das pessoas é o barco, porque envolve aspectos econômicos, culturais e a falta de estradas na região Amazônica. Esse festival atrai milhares de pessoas do Brasil e de todo o mundo a cada final do mês de Junho. Em 2017 o evento será realizado em 30 de Junho, 01 e 02 de Julho, onde haverá mais uma disputa eletrizante entre os bois bumbás.

Caprichoso

O Caprichoso defende as cores azul e branco. Seu símbolo é a estrela azul, a qual exibe em sua testa. É o Guardião da Floresta, do folclore parintinense, do imaginário caboclo e do lendário dos povos indígenas.

O nome, Caprichoso, teria um significado intrínseco a ele, isto é, pessoas cheias de capricho, trabalho e honestidade. O sufixo “oso”, significando provido ou cheio de glória. Quando somados, “capricho” mais “oso”, poder-se dizer que é extravagante e primoroso em sua arte.

Garantido

O nome Garantido surgiu do próprio criador, Lindolfo Monteverde, que em suas toadas sempre lembrava aos torcedores do boi contrário que seu bumbá sempre saía inteiro dos confrontos de ruas que, na época, eram rotineiros. Dizia Lindolfo que, nas brigas com os rivais, a cabeça de seu boi nunca quebrava ou ficava avariada, “isso era garantido”.

Desde a sua criação, o Garantido se apresenta com um coração na testa, e suas cores, vermelho e branco, foram adotadas pelos torcedores.

Histórico Folclórico

O Estado do Amazonas tem sua origem baseada na miscigenação entre o índio, o branco e o negro com uma grande riqueza em termos de cultura, tradições, festejos e celebrações religiosas. Neste contexto existe o Festival Folclórico de Parintins que é uma dessas manifestações culturais, situado na cidade de Parintins – Amazonas. A partir de 1996, quando o festival começou a ser transmitido pela televisão, ganhou o mundo e ao passar dos anos o número de expectadores e visitantes cresce alimentando ainda mais o desejo de muitas outras pessoas em assistir de perto essa ópera ao ar livre.

A arena de disputa tem a forma da cabeça do boi e é separada pelas cores azul do Caprichoso e vermelho do Garantido. Os seus respectivos lados também apontam para o lado onde está localizado o Curral (uma espécie de QG) de cada boi.

O enredo do boi bumbá é baseado na história de Pai Francisco e Mãe Catirina; ela estava grávida e tinha o desejo de comer a língua do boi, pai Francisco temendo pela saúde do filho decide então sacrificar o boi mais bonito e favorito do seu amo (o dono da fazenda) para assim satisfazer a vontade de sua esposa. Temendo ser preso pelo o que fez, pai Francisco decide pedir ajuda a um poderoso pajé de uma tribo indígena que era daquelas imediações. O pajé vem para ajudar Francisco e depois de muitas sessões de reza, o pajé é bem sucedido e revive o boi mais bonito do dono da fazenda.

O Garantido é o boi branco representado por um coração em sua testa e o Caprichoso é o boi negro representado por uma estrela na testa.

O festival existe há mais de cem anos na cidade de Parintins, na arena criada somente para este evento, o bumbódromo com capacidade para até 17 mil espectadores.

Uma regra de grande importância é nas arquibancadas públicas na área do boi Caprichoso (lado azul), jamais se usam roupas de cores vermelhas ou que façam alusão ao boi contrário (Garantido) e vice-versa. Durante o evento não é possível se manifestar enquanto o contrário se apresenta, pois se perde pontos e os clientes passam constrangimentos diante do público.

Importante verificar o lado que você vai ficar para se vestir adequadamente para não ofender as torcidas. Caso você não escolha nenhum boi, use sempre roupas de cores neutras, por exemplo: branco, verde e amarelo; que não façam alusão a nenhum dos bois. Em Parintins use sempre o termo contrário para nominar o boi adversário, pois os torcedores não devem pronunciar os nomes dos contrários.

Quem for à cidade de Parintins deve respirar fundo, deixar que a região te abrace, ir de peito aberto e viver uma experiência sem igual em nenhum lugar do planeta.

ELIANE FARIA APRESENTA O SHOW NOBREZA 25 ANOS

Por Redação A primogênita do Paulinho da Viola, faz bodas de prata musical e comemora no ...

Learn more