EntrevisSamba com Carlinhos Brilhante
Por Marcelo Faria
Fotos por Chiara Martelotta
Imagem: Julia Fernandes
Produção: Roberta Nunes
O Portal Sambrasil trás para o programa EntrevisSamba do seu canal no Youtube, a entrevista como o nosso querido mestre-sala, Carlinhos Brilhante, o sambista completou 71 anos, no último dia 14 de fevereiro.
Com o olhar marejado, Carlinhos nos contou um pouco da sua história. Salve, salve a estes heróis da resistência, que lutam pela preservação do samba!
Dono de um carisma que lhe é peculiar, Carlinhos Brilhante passou por diversas agremiações, iniciou sua trajetória no G.R.E.S. Unidos do Jacarezinho em 1967, como ritmista. No mesmo ano, ganhou a oportunidade que sempre quis e fez sua estréia como segundo mestre-sala.
Passou pela Acadêmicos do Miguel Couto, Unidos de Nilópolis e pela Em Cima da Hora. Em 1980 fez sua estreia no Acadêmicos do Salgueiro como segundo mestre-sala e ficou por dois anos.
O ano de 1983 marcaria uma transição importante em sua carreira, ele passou a defender o segundo pavilhão da Unidos de Vila Isabel. Atuou na escola como segundo mestre-sala até 1987.
Carlinhos Brilhante e Mariazinha, que defenderam as cores da Unidos de Vila Isabel em 1988, no título com o enredo “Kizomba – A festa da Raça”.
Em 1992, foi vencedor do prêmio Estandarte de Ouro como melhor mestre-sala do Grupo Especial, a Unidos de Vila Isabel levou para a avenida o enredo “A Vila Vê o Ovo e Põe ás Claras”. Em 1994, Carlinhos Brilhante realizou seu último desfile como primeiro mestre-sala do G.R.E.S. Unidos de Vila Isabel ao lado da porta-bandeira Márcia da Vila.
Para quem acompanhou e para quem NÃO teve esta oportunidade de ver algumas de suas apresentações geniais, com passos tradicionais, entre meneios, requebros, fugas, contrafugas, giros simples, giros duplos e giros triplos. Simplesmente um BAILADO MAGISTRAL em que o mestre-sala tem que executar quando está sozinho e a aproximação da porta-bandeira, com um passo que ficou conhecido como “pegada de mão”, para cortejá-la e protegê-la, com o seu bailado único, deixando assim um LEGADO para as novas gerações aprenderem e passarem por um processo de reciclagem.
VEJA AQUI:
Carlinhos Brilhante atua no projeto Minueto do samba – Projeto destinado a ensinar e aprimorar o bailado do casal de mestre-sala e porta-bandeira.
Os ensaios, coordenados por Viviane Martins e Carlinhos Brilhante, são realizados no Imperator, no Méier, Zona Norte do Rio, às quartas-feiras, de 18h às 21h30. O projeto tem como padrinho José Carlos Machine, o síndico da Marquês de Sapucaí.