Elza Soares brilha com seu encanto durante festa na Mocidade
Por Gilvan Lopes
“Elza Deusa Soares”, este é o título do enredo da Mocidade Independente para o Carnaval de 2020, finalmente a verde e branco da zona oeste, de Padre Miguel, fará a justa homenagem a cantora Elza Soares, artista que é intimamente ligada a escola.
No último final de semana a agremiação realizou uma grande festa para o lançamento do enredo em sua quadra, conhecida como o Maracanã do Samba.
Elza é nascida na favela de Moça Bonita, hoje Vila Vintém, famosa comunidade do bairro, e nunca negou suas raízes; mesmo depois de consagrada como grande cantora, sempre frequentou a quadra da agremiação, tornando-se inclusive intérprete na avenida.
Portanto, nada mais justo, e intensamente aguardado, que essa belíssima homenagem, a essa talentosíssima artista, que foi eleita pela rádio BBC de Londres no ano de 1999 como a cantora brasileira do milênio, tamanho o seu talento reconhecido no mundo inteiro.
Segundo o carnavalesco Jack Vasconcelos, na sinopse do enredo, Elza seria o “elo perdido da música brasileira”, e diz exclusivamente ao Portal Sambrasil:
“Muitos achavam que não teríamos muitos subsídios para criar um enredo consistente e levá-lo a Sapucaí; diferentemente disso, acredito que as pessoas irão se surpreender com a quantidade de informações, personagens, e dados inseridos na biografia dela, que iremos retratar em nosso desfile. Ela é realmente a “mulher do fim do mundo”; Deus, verdadeiramente é uma mulher, e é negra, talentosa, inteligente, bela, e brasileira, se chama Elza Soares.”.
E a “Deusa” estava Divina no dia do lançamento do enredo, na quadra da Avenida Brasil, para um grande público de apaixonados pela Mocidade, com sua voz única, ela cantou, e encantou a todos os presentes; sentada em um trono, como rainha que é, brilhou durante toda a noite; agora esperemos toda essa catarse emocional na avenida, junto com o povo de Padre Miguel, os amantes do carnaval e é claro, à bateria “Não existe mais quente” (eternizada em canção na voz inigualável desse ícone da música, na decoração verde e branco).
Salve Elza! Salve a Mocidade!
Fotos por Eduardo Hollanda