Edeor de Paula, compositor de “Os Sertões”, um clássico dos sambas enredos, morre aos 87 anos

Por Redação
Compositor fez história na Em Cima da Hora com samba de “Os Sertões”
Faleceu na manhã desta quinta-feira, 01 de outubro, Edeor José de Paula, grande baluarte do GRES Em Cima da Hora e compositor Estandarte de Ouro do clássico samba “Os Sertões”, que a escola apresentou originalmente em 1976 e reeditou no carnaval de 2014.
O jornalista Marcelo Faria, através do Portal Sambrasil, solidariza-se com a família, amigos e fãs do sambista, deixando o sentimento de pesar e ao mesmo tempo, de orgulho de ter conhecido e feito parte do seu clã de amigos e admiradores. Descanse em Paz nobre amigo!
O velório do Sr. Edeor de Paula será amanhã, sexta-feira (02/10), na sala 8 da capela Santa Isabel do cemitério de Inhaúma, a partir das 10 horas. O sepultamento será às 14:30h.
Sobre Edeor de Paula, por Marcelo Faria
Edeor de Paula (Rio de Janeiro, 16 de dezembro de 1932), compositor brasileiro.
O poeta e compositor Edeor de Paula escreveu o samba antológico, chamado “Os Sertões”, como síntese poética do livro homônimo de Euclides da Cunha, que era o enredo do GRES Em Cima da Hora para o carnaval de 1976. O compositor conquista seu segundo Estandarte de Ouro, mas apesar disso, ao terminar a competição na 13ª e penúltima colocação, a agremiação foi rebaixada.
Edeor de Paula pertence uma época em que os compositores criavam suas obras sozinhas, sem auxílio de outros compositores, formando parcerias.
O samba-enredo, composto pelo mecânico e compositor Edeor de Paula, realizou certamente a mais bem-sucedida síntese da história da música brasileira em qualquer gênero e em qualquer tempo.