Discografia: Portela 59

Por Marcelo Faria
Fotos por Julia Fernandes
O mitológico disco GRES Portela ganha vida depois de quase 63 anos de espera, em show de lançamento com participações especiais de Áurea Maria, indicada recentemente ao Grammy Latino pelo álbum “Senhora das Folhas” e Marquinhos do Pandeiro da Velha Guarda da Portela.
O Portal Sambrasil sempre atento ao que mais importante referência o samba, acompanhou de perto todo o processo que culminou com o lançamento no Cordão da Bola Preta.
O Instituto Cultural Glória ao Samba (IGS), agrupamento sediado em São Paulo e que durante os últimos 14 anos têm se dedicado à pesquisa, preservação e divulgação do samba praticado entre as décadas de 1920 e 1960, realizou o lançamento do disco inédito do Grêmio Recreativo Escola de Samba Portela, no Cordão da Bola Preta (CBP).
A gravação do disco ocorreu no dia 28 de novembro de 1959, e permaneceu guardada nos últimos 62 anos. A fita foi localizada por membros do IGS no ano de 2017, juntamente com Gracita Garcia Bueno, detentora do acervo do Selo Festa, fundado por Irineu Garcia, seu tio, responsável pelo registro na época. Entre os pesquisadores, historiadores do samba e colecionadores, este disco sempre foi objeto de procura e curiosidade. Era o famoso disco que todos já tinham ouvido falar, mas nunca escutaram.
Produzido de maneira totalmente independente, o disco foi pensado para preservar o áudio captado na época e conta com uma capa que faz menção aos grandes álbuns de samba lançados no mesmo período. O material é composto por 7 composições históricas. Entre elas, o samba-enredo inédito com o qual a agremiação foi campeã no ano de 1958. Trata-se do segundo registro em LP na história da Portela e é considerado um dos mais raros registros das escolas de samba.
A HISTÓRIA DO PROCESSO
Integrantes do instituto, uma associação de aficionados pelo gênero, descobriram em 2008, no site do Immub (Instituto Memória Musical Brasileira), a menção a um disco intitulado “Escola de Samba Portela 1959”. Até então, só se conhecia o de 1957. Consultaram pesquisadores e colecionadores, mas ninguém sabia do que se tratava. Havia apenas uma pista: teria sido produzido pelo selo Festa.
A busca começou para valer em 2012. O jornalista Paulo Mathias, que desde então trabalha numa biografia do compositor e líder Paulo da Portela, procurava alguma informação enquanto fazia entrevistas, vasculhava a hemeroteca da Biblioteca Nacional e consultava livros para a sua pesquisa. Foi em 2017 que achou o nome de Gracita Garcia Bueno, identificada como sobrinha de Irineu Garcia, o dono do Festa.
Encontraram o telefone de uma associação de artistas plásticos da qual Gracita fazia parte. Souberam, então, que estava com ela o acervo do selo e que dele fazia parte o material do “Portela 59” — como o disco é mais conhecido. Ela relutou, mas aceitou mostrar.
Ao lado da jornalista Ana Paula Orlandi, que escrevia uma monografia sobre o Festa, Mathias e seu colega Rafael Lo Ré puseram a fita DAT para tocar e ouviram sete sambas. Emocionados, comprovaram que “Portela 59” não era uma lenda, como chegaram a temer que fosse.
Faltava tentar saber por que só havia sete, se no site do Immub estavam listadas 12 músicas. E por que o material não fora lançado.
— É um mistério por que não saiu — diz Mathias. — Mas descobrimos que os outros cinco sambas foram compostos apenas nos anos 1960. Então, entraram depois na lista, talvez para algum projeto de compilação.
https://www.youtube.com/playlist?list=OLAK5uy_mEqZnQudMogB66OzDTgG7tc0u0R8Xm-4k
SOBRE O GRUPO
O Glória ao Samba iniciou suas atividades em 2007, após a resolução de um grupo de amigos de montar um agrupamento para pesquisar e cantar os sambas tradicionais de antigos compositores ligados às escolas de samba do Rio de Janeiro em sua fase inicial.
Resumidamente, o Glória ao Samba é um grupo de amantes do samba. A meta é aprender os sambas e suas histórias, transmitindo-os da maneira mais fidedigna possível.
Esse aprendizado sempre vem apoiado em base documental (partituras, recortes de jornais, revistas, livros, fotografias, discos de 78 rpm e LPs) e na oralidade, em conversas colhendo depoimentos de antigos sambistas que estiveram realmente presentes aos eventos, remontando esse elo com o passando.
Ficha técnica:
Percussão: Careca | Denis Ribeiro | Fernando Paiva | Jerry Rios | Luiz Luz | Luis Henrique | Maciel Ferreira | Marcelo Oliveira | Rafael Galego | Rafael Machado | Roberto Amaral | Sidnei Souza | Zeca Alencar.
Harmonia: Daniel Silva | Paulo Mathias | Rafael Lo Ré | Tuco Pellegrino.
Produção: Noeli Pellegrino (chefe de produção) | Paulo Serau (produtor) | Mônica Marques (assistente) | Leandra Venceslau (assistente) e Jéssica de Paula (assistente) | Filmagem: Thiago Busse | Fotografia: Osmar Moura.
Agradecemos pela sua visita, por ler essa matéria e principalmente pelo prestígio da vossa audiência!
Compartilhe com seus amigos e pessoas que conheça o nosso conteúdo jornalístico e de entretenimento, e que também continuem nos prestigiando e se possível, nos seguindo em nossas redes sociais através do:
Instagram: https://www.instagram.com/portalsambrasil/
YouTube: https://www.youtube.com/c/PortalSambrasil
Facebook: https://www.facebook.com/PortalSambrasil
Twitter: https://twitter.com/PortalSambrasil
Spotify: https://open.spotify.com/user/x8yhy7k5ox83rzi81pxo3nikp
SoundClound: https://soundcloud.com/sambrasilpodcasts
https://soundcloud.com/sambrasilpodcasts1
Torcemos para que tudo esteja bem com você e com toda a sua família. Cuide-se!
PARA EVITAR O CONTÁGIO PELO CORONAVÍRUS E DE SUAS VARIANTES, INCLUSIVE JÁ EXISTEM AS MAIS NOVAS, CHAMADAS DE ÔMICRON XE E A ÔMICRON XQ, BASTANTE CONTAGIOSA. ALÉM DAS TRADICIONAIS DOENÇAS/SINDROMES RESPIRATÓRIAS, ENTRE ELAS JÁ ESTÁ CIRCULANDO O VRS (VÍRUS SINCICIAL RESPIRATÓRIO). E AINDA, JÁ TEM CONFIRMADO NO BRASIL, OS PRIMEIROS CASOS DA “VARÍOLA DO MACACO”.
AS TRÊS REGRAS BÁSICAS QUE SALVAM E PRESERVAM VIDAS DEVEM SER SEGUIDAS E ADOTADAS: USO DE MÁSCARA, HIGIENIZAÇÃO E A NÃO AGLOMERAÇÃO / DISTANCIAMENTO SOCIAL.
AH! VACINE-SE! A VACINAÇÃO LHE AJUDARÁ MINIMIZANDO OS CASOS GRAVES.
A PANDEMIA AINDA NÃO ACABOU!
E SE NÃO HOUVER UMA COINCIENTIZAÇÃO RADICAL DA POPULAÇÃO PARA RETOMADA E ATENÇÃO PRIORITÁRIA PARA OS CUIDADOS COM A PRESERVAÇÃO DA VIDA, AÍ MESMO, É QUE REALMENTE NÃO TEREMOS, COM NÚMEROS VERDADEIROS, INFORMADOS PELOS ÓRGÃOS COMPETENTES E A GRANDE MÍDIA, UMA REDUÇÃO DRÁSTICA DE CONTAMINAÇÃO E MORTES POR COVID E SUAS VARIANTES.
SIGA O NOSSO INSTAGRAM: @portalsambrasil https://www.instagram.com/portalsambrasil/
@agenciasambrasil ,
@portalsambrasil ,
@sambrasilturismoecultura ,
, #GrupoSambrasilDeComunicação , #jornalistamarcelofaria , #portalsambrasil , #sambrasil , #sambrasilturismoecultura , #agenciasambrasil , #assessoriadeimprensa , #jornalistamarcelofaria , #samba , #sambasoul , #sambarj , #sambasp , #rodasdesamba , #riodejaneiro , #portela59 , #portela , #CordãodaBolaPreta , #bolapreta , #wesleynoog , #gloriaaosamba , #institutogloriaaosamba , #aureamartins , #marquinhosdopandeiro ,