Browse By

DIOGO NOGUEIRA, por Marcelo Faria – Copyright 2012 – Portal Sambrasil / Agência Sambrasil

DIOGO NOGUEIRA, por Marcelo Faria – Copyright 2012 – Portal Sambrasil / Agência Sambrasil
Imagem produzida durante o lançamento do Samba Book João Nogueira no Imperator / RJ

Por Marcelo Faria

Imagem produzida durante o lançamento do Samba Book João Nogueira no Imperator / RJ

Diogo Nogueira (Rio de Janeiro, 26 de abril de 1981) é um cantor, compositor e apresentador de televisão brasileiro. Filho do saudoso Mestre João Nogueira, Diogo passou a frequentar rodas de samba desde pequeno, no entanto, mais tarde, após ter desistido da carreira promissora como jogador de futebol em função de uma lesão no joelho, formou sua própria banda, com seu talento reconhecido, assinou contrato com a gravadora EMI. Com o álbum “Diogo Nogueira Ao Vivo”, Diogo se lançou na carreira de cantor solo.

O álbum conta, em sua maioria, com sambas compostos por João, como “Espelho”, “Poder da Criação” e “Clube do Samba”. Mas possui também canções compostas por Diogo, como “Samba pros Poetas”. Diogo Nogueira conseguiu o que seu pai nunca havia conseguido na Ala de Compositores da Portela. Emplacou o samba que foi cantado na avenida no Carnaval 2008. Ao lado de outros nomes, Diogo compôs “Reconstruindo a natureza, recriando a vida: o sonho vira realidade”. A agremiação tirou o 4º lugar e voltou para o Sábado das Campeãs, após 10 anos ausente. Desde lá ganhou várias vezes consecutivas na Portela.

Em 2010, ganhou o prêmio de Melhor Artista ou Banda de MPB no VMB 2010. É apresentador do programa Samba na Gamboa, na TV Brasil e na TV Cultura. Em novembro de 2011, o cantor ganhou o Grammy Latino, na categoria brasileira de “Melhor Álbum de Samba”, pelo disco Tô Fazendo a Minha Parte. Em 2011, mais um álbum do sambista, Sou Eu, foi indicado ao Grammy Latino, na categoria “Melhor Álbum de Samba/Pagode”.

Em 2012, Diogo encabeçou o projeto Samba Book em parceria com a Musickeria e lançou a coletânea Samba Book – João Nogueira em homenagem à obra de seu pai. Diogo é um dos mais respeitados representantes da nova geração do samba.

Em junho de 2015, logo após lançar seu quarto álbum de estúdio pela Universal Music, Porta-Voz da Alegria, Diogo apresentou o espetáculo “Bossa Negra” em turnê por dez países da Europa (França, Itália, Inglaterra, Portugal, Eslovênia, Holanda, Finlândia, Alemanha, Bélgica e Suécia), acompanhado de Hamilton de Holanda. De volta ao Brasil, no início de agosto, participou de um show no Rio de Janeiro ao lado de Zeca Pagodinho e Roberta Sá, para marcar um ano do início das Olimpíadas no Rio de Janeiro.

Ainda em 2015, Diogo estreou como ator no musical SamBRA, o projeto multiplataforma da Musickeria e Aventura Entretenimento, que marcou o início das comemorações do centenário do samba. Uma mistura de musical e show, o espetáculo passeia pela história do samba e seus baluartes e foi apresentado sempre com casas lotadas, em várias capitais do país.

No fim de 2015, Diogo estreou uma nova turnê, Porta-Voz da Alegria, baseada no álbum homônimo, que rodou as principais capitais brasileiras sempre com shows lotados. Além dos shows, Diogo segue como apresentador há seis anos do programa de TV “Samba na Gamboa”, maior audiência da TV Brasil, também exibido pela TV Cultura. No Carnaval 2016, Diogo foi campeão com a escola Imperatriz Dona Leopoldina, de Porto Alegre, ao ser homenageado no samba-enredo “Espelho, de Filho Para Pai a Imperatriz canta Diogo para João”, e esteve presente no desfile. E em maio, desse ano, gravou seu quarto DVD, Alma Brasileira, previsto para ser lançado em setembro de 2016.

Sonho da Cidade do Samba 2 está mais próximo de virar realidade

Por Redação O Portal Sambrasil apurou que quatro escolas da Série A estão sem ...

Learn more