Browse By

DEMÔNIOS DA GAROA, por Marcelo Faria – Copyright 2013 – Portal Sambrasil / Agência Sambrasil

DEMÔNIOS DA GAROA, por Marcelo Faria – Copyright 2013 – Portal Sambrasil / Agência Sambrasil
Imagem produzida durante o show de encerramento da turnê nacional do Show Demônios da Garoa ao Vivo, no Teatro Rival / RJ

Por Marcelo Faria

Imagem produzida durante o show de encerramento da turnê nacional do Show Demônios da Garoa ao Vivo, no Teatro Rival / RJ

Demônios da Garoa é um grupo musical brasileiro, paulistano, grande intérprete de Adoniran Barbosa, com 74 anos de existência.

Surgiu em São Paulo capital, na década de 1940 com o nome de “Grupo do Luar” fundado por Arnaldo Rosa. Em 1943, cantando pela primeira vez no rádio, venceu um concurso de calouros, chamado A Hora da Bomba, da Rádio Bandeirantes. O prêmio principal era um contrato para duas apresentações semanais na rádio.

O grupo mudou de nome por iniciativa do locutor Vicente Leporace, entusiasta do grupo. Este promoveu um concurso entre os ouvintes para que fosse escolhido o nome do grupo. Dentre as sugestões, foi escolhido o nome “Demônios da Garoa” por um ouvinte da radio não identificado até hoje. Vale lembrar que Leporace ao anunciar o conjunto em seu programa costumava chamá-los de “endiabrados” do Grupo do Luar.

Em 1994, os Demônios da Garoa entraram para o Guinness Book – Livro dos Recordes Brasileiro, de onde não mais saíram, como o “Conjunto Vocal Mais Antigo do Brasil em Atividade”, além de receberem o disco de ouro pelo álbum 50 Anos.

A banda, que sempre se apresentou somente com os seus integrantes, a partir da gravação de seu primeiro DVD intitulado Demônios da Garoa ao Vivo (2012), lançado pela BAND Music, agora conta também com uma banda de apoio, formada por bateria, violão de 6 cordas e contrabaixo, percussão, cavaquinho e piano.

Para comemorar 71 anos de carreira, a Biscoito Fino apresentou o mais recente álbum do grupo, “Um samba diferente” com canções inéditas, incluindo uma homenagem à Copa do Mundo e o clássico revisitado “Trem das Onze” de Adoniran Barbosa.

 

Renato Milagres segue com o seu Quintal do Mombassa

Por redação Neste sábado (02), acontecerá a segunda edição da roda de samba Renato ...

Learn more