Cultura. Um Tributo ao Samba agita Nova Friburgo nas comemorações pelo Dia Nacional do Samba
Por Marcelo Faria
Fotos por Julia Fernandes e João Luccas
Um evento magnífico para comemorar e reverenciar o maior de todos os gêneros musicais do País, O SAMBA! Um projeto ambicioso e arrojado levou para Nova Friburgo toda a emoção positiva que o samba causa nas pessoas, quando seus acordes e batucadas são entoados.
Além de promover várias atividades culturais, entre elas a mostra “Sambrasil reverencia o Samba, por Marcelo Faria”, uma exposição fotográfica com 40 imagens de sambistas que ajudaram a fundamentar o primeiro centenário do Samba. A mostra foi um sucesso e lotou as dependências do teatro Municipal Laércio Rangel Ventura. O jornalista também fez a apresentação da abertura do show.
Falando sobre o show Cultura. Um Tributo ao Samba, realizado pelo grupo Cultura de Samba, formado por Lúcia Namer – Voz, Margareth Farah – Voz e Percussão, Nayara Lopes – Voz e Flauta, Silvia da Silva – Voz, Marcelo da Graça – Banjo e Cavaquinho, Marcelo Guerreiro – Violão de 6 cordas, Renan Knupp – Percussão geral, Victório Silva – Percussão geral, Adonai – Violão & cordas e Rocyr Abbud – percussão geral. Pode-se dizer que nunca em Nova Friburgo, o Samba, em sua essência, foi tão bem representado.
O grupo apresentou um repertório de altíssima qualidade, traçando uma trajetória cronológica, além de mostrar as várias vertentes do gênero, lembrando e exaltando vários compositores como o Donga e Mauro de Almeida, autores de Pelo Telefone, primeiro samba registrado, Ismael Silva, Noel Rosa e Cartola, além dos contemporâneos Jorge Aragão, Gracia do Salgueiro, João Nogueira, Armando Fernandes Aguiar, o Mamão – autor de Tristeza pé no chão, entre outros.
Cultura. Um tributo ao Samba – Margareth Farah e Valcir Ferreira
O grupo recebeu convidados especiais que abrilhantaram ainda mais o espetáculo, sambistas consagrados como o mestre Aluísio Machado, representantes da nova geração do samba como Alex Ribeiro, Bruno Barreto e Cassiana Pérola Negra, o cantor e compositor Valcir Ferreira, além de representantes das agremiações de escolas de samba de Nova Friburgo.
Aluísio Machado – Minha filosofia
https://photos.google.com/photo/AF1QipMZP66a9c749KpFKErUi3nPdDPH7u6RgGpfBU6r
Vale lembrar que Nova Friburgo, é um celeiro de sambistas e que tem um dos maiores carnavais do interior do Estado do Rio, entre seus ilustres sambistas está Benito de Pauta que foi fotografado por Marcelo Faria em show no Teatro Rival no Rio de Janeiro.
Marcelo da Graça lembra que o grupo Cultura de Samba tem seis anos e já se apresentou, além de Nova Friburgo em outras cidades da região, além da Lapa, no Rio de Janeiro. Em 2016 o grupo apresentou o show “Bate outra vez… Um tributo a Cartola”. Em 2017 o show foi Tributo às Damas do Samba. E virá mais novidades por aí, alerta o músico. No entanto para fecharmos o ano em grande estilo, este evento de hoje veio engrandecer a nossa recente trajetória.
Para Margareth Farah, o Dia do Samba é uma data muito importante, um ritmo cultuado em todo o país. “O samba não é do morro nem da cidade. O samba mora no nosso coração”, afirmou. E a Ucam – Universidade Candido Mendes se fez presente nessa comemoração porque seis integrantes do Cultura de Samba são ex-alunos da sua Escola de Música, que dá suporte ao grupo, como espaço para ensaios. Outros grupos musicais da cidade também são formados por ex-alunos da Escola de Música da Ucam.
O Secretário de Cultura de Nova Friburgo, Marcos Marins falou sobre o apoio da Prefeitura de Nova Friburgo à comemoração do Dia do Samba. O objetivo é transformar os espaços públicos da cidade em espaços culturais. E o Teatro Municipal está à disposição da comunidade. Tão logo foi procurado por Margareth Farah e Marcelo da Graça para comemorar o Dia Nacional do Samba, colocou o teatro à disposição da produção, que contou também com a exposição fotográfica de Marcelo Faria, mostrando ícones do samba em todo o Brasil.
“Que nós possamos comemorar os dias importantes do nosso país, como o Dia do Samba, e que possamos, cada dia mais, transformar nossos espaços públicos em espaços para facilitar o acesso dos cidadãos e o trabalho dos artistas e produtores culturais da nossa cidade”, observou Marcos. O secretário acrescentou que o Teatro Municipal estará sempre aberto a todas às manifestações culturais e a todos os artistas friburguenses.
Aquarela Brasileira – Silas de Oliveira – Apoteose com os convidados
https://photos.google.com/photo/AF1QipN8WNFG1_zAsv1DYEjpKMdctsm2Icxllvfxhovi
O evento contou com:
Patrocínio: Stam Fechaduras e Cadeados, Maurição Veículos, RV4 Distribudora, Full Screen, Luciana Afonso Estética, Posto Gran Center, Arroz com Feijão e Multitex Tecidos
Apoio: Secretaria de Cultura de Nova Friburgo, Universidade Candido Mendes, Lukasom Sonorização, Inter TV, Destak e LIESBNF
Produção: Teia de Eventos
Parceiros: Restaurante Alecrim, Esquina Dois Restaurante, Hotel Montanus, Hotel Mount Everest
Conheça outros parceiros e apoiadores:
https://photos.google.com/photo/AF1QipNNBIrTcsojGo3B2aujjT7YqZRhTSsc3BwlSgLF
Veja a galeria de imagens do espetáculo: Cultura. Um Tributo ao Samba – Foto por Marcelo Faria e Julia Fernandes – Agência Sambrasil Comunicações – Copyright 2017