Browse By

Corte do Carnaval Carioca faz campanha junto ao Hemorio

o Rei Momo – Milton Junior, a Rainha do Carnaval – Jéssica Maia e a 2ª Princesa – Cintia de Oliveira, além da ex. Rainha do carnaval e Rainha de bateria da Portela, Bianca Monteiro, por Jorge Bezerra – Portal Sambrasil – Projeto Voluntários do Samba

Por Redação

Foto e imagem: Jorge Bezerra

A Secretaria estadual de Saúde disponibilizou 400 doses da vacina diariamente. Na semana passada, ao anunciar a campanha, o secretário Luiz Antônio Teixeira Jr. informou que mesmo aquelas pessoas que forem consideradas inaptas para doar sangue após passar por triagem clínica poderão receber a vacina.

A mobilização tem por objetivo ampliar o número de doações de sangue em meio à campanha de vacinação, uma vez que, após vacinada, a pessoa precisa esperar cerca de um mês para doar sangue.

Na manhã desta quinta-feira (25), o Rei Momo – Milton Junior, a Rainha do Carnaval – Jéssica Maia e a 2ª Princesa – Cintia de Oliveira, além da ex. Rainha do carnaval e Rainha de bateria da Portela, Bianca Monteiro, fizeram coro convidando todos os sambista para participarem da campanha.

O Hemorio abastece as emergências dos grandes hospitais do Rio, maternidades e outras unidades de saúde. O hemocentro também envia sangue, quando necessário, para outras cidades. Os meses de janeiro e os dias que antecedem o Carnaval são períodos em que a unidade recebe até 40% menos doadores de sangue. Com a vacinação em massa da população de todo o estado, a tendência é que os estoques diminuam ainda mais.

Doação

De acordo com o Hemorio, as pessoas que tomaram a vacina contra a febre amarela há mais de quatro semanas já podem doar sangue normalmente. Quem teve a doença também pode dorar, desde que a cura tenha ocorrido há mais de um ano.

Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais. O modelo de autorização pode ser retirado no site do Hemorio.

O centro informa que não é necessário estar em jejum para fazer a doação, mas é preciso evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e também bebidas alcoólicas 12 horas antes.

A unidade funciona todos os dias, inclusive sábados, domingos e feriados, das 7h às 18h, na Rua Frei Caneca, n° 8, no Centro do Rio.

Conheça a Corte do Carnaval Carioca aqui.

 

Sonho da Cidade do Samba 2 está mais próximo de virar realidade

Por Redação O Portal Sambrasil apurou que quatro escolas da Série A estão sem ...

Learn more