Comemoração pelo Dia Nacional do Samba em Niterói mostra a força e a importância do gênero musical
Por Marcelo Faria
Niterói acolheu com protagonismo, pela primeira vez as comemorações pelo Dia Nacional do Samba, dando um exemplo de respeito pelo principal gênero musical e maior patrimônio cultural do Brasil.
O Portal Sambrasil sempre com o propósito de informar e colaborar sobre a preservação do Samba, o maior patrimônio cultural do Brasil, prestigiou o evento, com uma cobertura jornalística da magnitude que o samba merece e recebeu o carinho da sua gigantesca audiência.
Com uma vasta programação dividida em dois de evento, a Concha Acústica de Niterói, recebeu um público gigante e atrações renomadas do mundo do samba, escolas de samba do município e uma ação importante, em conjunto com estas atrações, foi a valorização dos artistas locais, além da ótima gastronomia da Feira das Yabás, tradicional feira gastronômica realizada em Oswaldo Cruz, importante reduto do samba carioca.
O evento GRATUITO foi uma realização da Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal das Culturas e da Fundação de Arte de Niterói. Em conjunto, aconteceu a ação social em prol do Banco de Alimentos com doações de 1KG de alimento não perecível.
As apresentações aconteceram nos dois dias (30 de novembro e 1 de dezembro), ao meio-dia, com rodas de samba e convidados, para embalar a hora do almoço. Entre as rodas estiveram o tradicional Candongueiro, Filhos de Sinhá e o Samba do Vale, comandada por Wagner do Vale. Mônica Mac, Daniel Scisínio, Blecaute Junior, Lena Alves, Pedro Ivo, Nega Black e muitos outros são os convidados.
A partir das 15h, as escolas de Samba de Niterói sobem ao palco principal para apresentarem seus sambas enredos de 2020. Com participação do jovem talentoso, Guilherme Kauã, intérprete e músico.
Em seguida, o comando da festa ficou por conta de Marquinhos Diniz, que convidou a Velha Guarda da Portela, Juliana Diniz, Paula Diniz, Mauro Diniz, Grupo Nova Raiz e Fernando Brandão. Ainda subiram ao palco, o Samba do Trabalhador, comandado pelo cantor e compositor Moacyr Luz, que encerra a noite, com participação de Roberta Sá, Sombrinha e Bebeto.
Dia Nacional do Samba em NiteróiPela primeira vez a Concha Acústico de #Niterói abriga as comemorações pelo #diadosamba #DiaNacionalDoSambaMarquinhos Diniz abre a festa na parte noturna.Nos dias 30 de novembro e 01 de Dezembro, a Cidade de Niterói realizará evento comemorativo ao Dia Nacional do Samba, com participação de artistas renomados, tais como Lecy Brandão, Marquinhos de Oswaldo Cruz, Arlindinho, Moacyr Luz, Roberta Sá, Sombrinha e muitas outras atrações.As 16 barracas da feira da Yabás, diretamente de Oswaldo Cruz para Niterói, oferecerão as comidas tipicamente brasileiras, com um toque africano, cada uma delas com sua especialidade. Rabada, mocotó, abóbora com camarão e a onipresente feijoada são algumas das opções.A programação artística começa nos dois dias (30 de novembro e 1 de dezembro), ao meio-dia, com rodas de samba e convidados, para embalar a hora do almoço. Entre as rodas estão o tradicional Candongueiro, Filhos de Sinhá e o Samba do Vale, comandada por Wagner do Vale. Mônica Mac, Daniel Scisínio, Blecaute Junior, Lena Alves, Pedro Ivo, Nega Black e muitos outros são os convidados.A partir das 15h, as escolas de Samba de Niterói sobem ao palco principal para apresentarem seus sambas enredos de 2020 e, em seguida, Marquinhos Diniz, no dia 30, chega com tudo, levando participações da Velha Guarda da Portela, Juliana Diniz, Paula Diniz, Mauro Diniz, Grupo Nova Raiz e Fernando Brandão. Nesta data, tem ainda o Samba do Trabalhador, comandado pelo cantor e compositor Moacyr Luz, que encerra a noite, com participação de Roberta Sá, Sombrinha e Bebeto.No dia seguinte, Marquinhos de Oswaldo Cruz, não fica pra trás e convida Zé Luiz do Império, Nelson Rufino e Osvaldinho da Cuíca. Lecy Brandão, finaliza com chave de ouro, com Arlindinho e Zé Catimba.O evento é uma realização da Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal das Culturas e da Fundação de Arte de Niterói.
Publicado por Portal Sambrasil em Sábado, 30 de novembro de 2019
Conversamos com Marquinhos Diniz, que foi um grande articulador na promoção deste evento em Niterói, ele nos falou sobre a importância deste encontro ser realizado em Niterói, já que o principal município do estado do Rio, o Rio de Janeiro, com a gestão da prefeitura atual, não valoriza o principal e mais importante gênero musical do Brasil, citando o caso da falta de apoio ao Trem do Samba.
Entre muitos momentos maravilhosos durante os shows em comemoração ao Dia Nacional do Samba, vale o registro de apresentações memoráveis, como a da Velha guarda da Portela, como o encontro da Família Diniz e o show do Bebeto, o Rei dos Bailes, que está em plena recuperação da saúde após um AVC sofrido recentemente. O Público vibrou e foi ao delírio. Veja no vídeo a seguir.
Bebeto falou com o jornalista Marcelo Faria:
“Estou muito feliz, minha saúde está ótima e estou em constante evolução, estou com a agenda cheia e poder cantar para um público que respira samba, é sensacional! Sentir essa vibração faz muito bem para a saúde. Só tenho a agradecer a Deus e aos fãs que nunca me abandonaram”.
Roberta Sá subiu ao palco logo após o Bebeto, sentiu a emoção na pele, conforme ela mesma revelou ao jornalista Marcelo Faria, e resolveu fugir um pouco do seu roteiro do repertório, apresentando o samba “Ela diz que me ama”, um “Sambalanço” composto por Jorge Ben e Gilberto Gil.
“Vendo esta apresentação do Bebeto e a vibração do público, fiquei emocionada, senti na pele, então tinha que cantar este samba e seguir no clima maravilhoso deste encontro.” Revela Roberta Sá.
No dia seguinte (01/12), Marquinhos de Oswaldo Cruz, comandou a festa e convidou Zé Luiz do Império, Nelson Rufino e Osvaldinho da Cuíca. Lecy Brandão, finalizando com chave de ouro, com Arlindinho e Zé Catimba.
Nossa equipe conversou com Marquinhos de Oswaldo Cruz, que descreveu a alegria de ter a comemoração antecipada pelo Dia Nacional do Samba em Niterói, que mostrou como o samba deve ser respeitado, diferentemente do que ocorreu no Rio de Janeiro, que não deu apoio ao Trem do Samba, que após 24 edições, esse ano não acontecerá. O encontro costuma reunir 100 mil pessoas. O Trem do Samba faz a viagem entre Central do Brasil e Madureira, fazendo parte do calendário cultural da cidade.
Portela na comemoração do Dia Nacional do Samba em Niterói
Publicado por Portal Sambrasil em Sábado, 30 de novembro de 2019
VEJA A GALERIA DE IMAGENS DO ENCONTRO DO DIA NACIONAL DO SAMBA EM NITERÓI
? ? ???? Proibida a reprodução de parte ou íntegra do texto, vídeos e das imagens sem autorização expressa do autor. Lei 9610 de Direito Autoral. Copyright 2019 – Todos os direitos reservados
@portalsambrasil – www.sambrasil.net @sambrasilturismoecultura www.sambrasil.net/turismoecultura
Agência Sambrasil Comunicação / Projeto Voluntários do Samba