Cantor e compositor Luciano Portela lança EP de samba que nos transporta para o universo dos botequins
Por Redação
Cantor, compositor e produtor musical Luciano Portela estreia com o pé direito no samba no primeiro EP autoral “Buteco do Brito”. Com influências do samba de raiz e da música popular brasileira, o EP traz quatro faixas inéditas. O trabalho celebra a memória do pai do artista, o “Seu Brito”, já falecido, que era dono de um icônico boteco em Goiânia. Ele partiu quando Luciano tinha apenas 15 anos, mas lembranças desse tempo viraram música neste trabalho de estreia. O EP conta essa história com leveza, humor e muitas reflexões. Luciano buscou inspiração nas histórias de engraçados personagens que frequentavam o estabelecimento. Alguns ele inclusive chegou a conhecer de perto quando auxiliava o pai nos trabalhos do bar. Um desses personagens, o seu “Osmiro”, chega a dar nome a uma das canções.
Quem ouve se transporta imediatamente para a atmosfera acolhedora dos antigos botequins, que eram reduto das rodas de samba que nasciam espontaneamente. O EP foi produzido e gravado pelo próprio Luciano em um ambiente intimista, cuidadosamente escolhido para recriar a atmosfera simples de um bar. Os arranjos musicais complementam perfeitamente as letras que falam sobre saudade e outras emoções típicas desse universo. O pandeiro bem marcado, o cavaquinho e violão de Luciano Portela se unem ao piano gravado pela cantora Nay Porttela nas faixas. As referências sonoras utilizadas pelo artista neste EP foram o som do Trio Calafrio, grupo responsável por grandes sucessos do samba gravados por nomes como Zeca Pagodinho e Bezerra da Silva, e o Trio Mocotó, trio que acompanhou Jorge Ben por vários anos.
Nascido em Goiânia, tendo morado um período em Brasília, Luciano atua profissionalmente há mais de 5 anos com produção musical. Apaixonado por música, é multi-instrumentista e produtor autodidata. Sempre desenvolvendo trabalhos para outros artistas, depois de algumas reflexões, Luciano resolveu tirar das gavetas as suas canções e se jogar nesse desafio, dessa vez como protagonista da sua própria história musical.
É idealizador do projeto e estúdio Banana Música, que abre espaço para artistas da cena musical brasileira independente. Da bossa nova ao rap, já produziu artistas de várias vertentes como Nay Porttela, o rapper Vulgo RZ, Gregga, Nathalia Aires, Mikalary e outros. Ouça o EP “Buteco do Brito” em todas as plataformas digitais a partir do dia 19 de maio.
EP Buteco do Brito:
O EP começa com a canção “Catuaba”, que fala sobre uma das bebidas mais populares nos botequins brasileiros, conhecida por ser uma cura para a gripe e o desânimo. A música é uma homenagem à tradição do consumo da bebida em um ambiente descontraído, como um botequim. A segunda faixa, “Osmiro”, é uma música que faz referência a um frequentador assíduo do bar, presente em todas as comemorações de final de dia quando o expediente das empresas acabavam. É uma música que retrata a alegria e a descontração dos botequins, onde os amigos se reúnem para compartilhar momentos de felicidade e amizade. A terceira música, “Partida”, fala sobre o tempo gasto pelo comerciante e pequeno empreendedor brasileiro ao levar o seu comércio adiante. A letra é uma reflexão sobre a jornada difícil que muitos brasileiros enfrentam em busca de sustento, e como essa jornada pode ser difícil, e nada recompensadora. A última música, “Seu Brito”, é uma homenagem ao dono do bar e sua visão de vida, que ele passa para seus filhos em forma de conselhos e experiências vividas. A música retrata a história de vida do Seu Brito. É uma música que celebra a vida e a perseverança, e mostra como as experiências vividas podem ser transformadas em lições valiosas para as gerações futuras.
Conheça mais sobre o artista: https://linktr.ee/LucianoPortela
Faça o pré-save na sua plataforma preferida: https://onerpm.link/butecodobrito
Agradecemos pela sua visita, por ler essa matéria e principalmente pelo prestígio da vossa audiência!
Compartilhe com seus amigos e pessoas que conheça o nosso conteúdo jornalístico e de entretenimento, e que também continuem nos prestigiando e se possível, nos seguindo em nossas redes sociais através do:
Instagram: https://www.instagram.com/portalsambrasil/
Tik Tok: https://www.tiktok.com/@portalsambrasil
YouTube: https://www.youtube.com/c/PortalSambrasil
Facebook: https://www.facebook.com/PortalSambrasil
Twitter: https://twitter.com/PortalSambrasil
Spotify: https://open.spotify.com/user/x8yhy7k5ox83rzi81pxo3nikp
SoundClound: https://soundcloud.com/sambrasilpodcasts
https://soundcloud.com/sambrasilpodcasts1
Torcemos para que tudo esteja bem com você e com toda a sua família. Cuide-se!
PARA EVITAR O CONTÁGIO PELO CORONAVÍRUS E DE SUAS VARIANTES, INCLUSIVE JÁ EXISTEM CHAMADAS DE ÔMICRON BQ1, subvariante XBB.1.5 e a KRAKEN, que para OMS, é a mais transmissível e BASTANTE CONTAGIOSA. ALÉM DAS TRADICIONAIS DOENÇAS/SINDROMES RESPIRATÓRIAS, ENTRE ELAS JÁ ESTÁ CIRCULANDO O VRS (VÍRUS SINCICIAL RESPIRATÓRIO). E AINDA, JÁ TEM CONFIRMADO NO BRASIL, OS CASOS DA “VARÍOLA DO MACACO”.
AS TRÊS REGRAS BÁSICAS QUE SALVAM E PRESERVAM VIDAS DEVEM SER SEGUIDAS E ADOTADAS: USO DE MÁSCARA, HIGIENIZAÇÃO E A NÃO AGLOMERAÇÃO / DISTANCIAMENTO SOCIAL.
AH! VACINE-SE! A VACINAÇÃO LHE AJUDARÁ MINIMIZANDO OS CASOS GRAVES.
A PANDEMIA AINDA NÃO ACABOU! VACINE-SE! PROTEJA-SE! PROTEJA QUEM VOCÊ AMA!
E SE NÃO HOUVER UMA COINCIENTIZAÇÃO RADICAL DA POPULAÇÃO PARA RETOMADA E ATENÇÃO PRIORITÁRIA PARA OS CUIDADOS COM A PRESERVAÇÃO DA VIDA, AÍ MESMO, É QUE REALMENTE NÃO TEREMOS, COM NÚMEROS VERDADEIROS, INFORMADOS PELOS ÓRGÃOS COMPETENTES E A GRANDE MÍDIA, UMA REDUÇÃO DRÁSTICA DE CONTAMINAÇÃO E MORTES POR COVID E SUAS VARIANTES.
SIGA O NOSSO INSTAGRAM: @portalsambrasil https://www.instagram.com/portalsambrasil/
SIGA-NOS NO TIK TOK: https://www.tiktok.com/@portalsambrasil
[frontpage_news widget=”1276″ name=”Conteúdo Geral”]