Branka emociona o público com o belíssimo show Branka canta Clara Nunes

Por Marcelo Faria
Fotos e Imagens Marcelo Faria
Dona de uma bela voz afina e harmoniosa a cantora e compositora Branka lançou recentemente o álbum Trilogia das Flores – A Flor e está em turnê nacional com o novo trabalho, no entanto em sua carreira, sempre reverenciou grandes nomes do Samba e da MPB, entre eles está o nome de Clara Nunes, cantora genial que nos deixou há 35 anos. Para homenageá-la, Branka apresenta o show Branka canta Clara Nunes.
Um show primoroso acompanhado de grande músicos do cenário brasileiro, com direção musical de Carlinhos 7 Cordas, em que a cantora percorre a obra de Clara Nunes, com muito carinho e respeito sem a pretensão de imitá-la, mas sim reverenciá-la e reviver no palco seus grandes sucessos, além de mostrar às novas gerações a importância desta cantora magnífica.
Branka conversou como o jornalista Marcelo Faria para a coluna Sambrasil Entrevista do Canal do Portal Sambrasil.
“A insubstituível Clara deixou saudade. Mas nos presenteou com a sua memorável obra que me ensina e emociona sempre que a revivo no palco!”, comenta Branka.
Branka em 2015 lança o CD Barra da Saia primeiro CD de samba, produzido por Carlinhos Sete Cordas, espécie de mentor e padrinho musical da artista, já mostrou o seu talento e respeito ao samba. A repercussão foi tão grande, aliada à qualidade sonora e riqueza rítmica que o álbum foi indicado ao Grammy Latino, ao Prêmio Multishow e ao Prêmio da Música Brasileira.
Consolidando sua carreira e com as bênçãos de sambistas consagrados, como Moacyr Luz, Nei Lopes, entre outros, a cantora lança nacionalmente o novo álbum “Trilogia das Flores Douradas – A Flor”, lançado pela Universal Music. Confirmando a ótima escolha pelo samba e pela MPB. “Inspirado na resistência das flores, o Trilogia Flores Douradas traz para o público a diversidade dos ritmos brasileiros (com sambas, maxixe, xote, forró, congada e ijexá), mostrando força, delicadeza e tradição. Eu sou a terra fresca e pronta para receber. As flores são as canções que recebi dos compositores, que juntas perfumaram e criaram essa essência”.
O novo álbum traz nada menos do que 18 faixas, sendo algumas inéditas de nomes considerados no mundo samba. De Nei Lopes, Branka recebeu Sinherê e Estrela Cadente; com Xande de Pilares compôs Amor e Luta; com Toninho Nascimento fez Rio Santo; e com Aluísio Machado e Fernando Negrão a parceria resultou em Astral Superior. Zé Katimba e Roque Ferreira presentearam a cantora com a irresistível Olho de Graúna. Por sugestão de Toninho Geraes, ela gravou Rosário da Dor, composição dele e de Moacyr Luz. O CD traz ainda a luxuosa participação de Arlindo Cruz em Banho de Mar, parceria de Branka e Carlinhos Sete Cordas.
“Comecei a compor com 14 anos. Sentia uma vontade imensa de colocar minhas opiniões e sentimentos para fora e isso surgiu naturalmente. Não tenho regra em relação à forma da criação. É tudo muito espontâneo. A ideia vem como uma iluminação. O trabalho maior é lapidar. Mas confesso que me emociono quando finalizo uma música”, explica ela, sobre o CD Trilogia Flores Douradas – A Flor, que também tem direção musical de Carlinhos Sete Cordas.
Mestre Nei Lopes fala sobre Branka:
A chegada de Branka ao Samba é um advento, do qual este maravilhoso CD faz parte. Trata-se, certamente, do prenúncio e da anunciação de um novo tempo. Um tempo em que a árvore-mãe da música brasileira haverá de ser realmente respeitada e valorizada como tal. E há de se perpetuar em ramas viçosas, flores deslumbrantes e frutos gostosos e nutritivos.
Que seja bem-vinda!
Nei Lopes
VEJA TODOS OS VÍDEOS DO SHOW BRANKA CANTA CLARA NUNES NO CANAL DO PORTAL SAMBRASIL